Tradições e muita animação nas festas de São Pedro

São pedro
Imagem de São Pedro na igreja da Ribeira Brava.

No dia 29 de junho a Igreja assinala a solenidade de São Pedro e São Paulo.
São Pedro é o padroeiro da paróquia com aquela denominação, no Funchal e da Ponta do Pargo. São Paulo é o orago de uma das três paróquias da freguesia da Ribeira Brava.Porque São Pedro é um dos três santos populares a sua festa é motivo de muita animação em diversas zonas da nossa Região.

Na Ponta do Pargo a celebração vai decorrer no próximo sábado às 19 horas. Na sexta-feira a missa vespertina começará às 20h30.
Embora não sendo o padroeiro da Ribeira Brava (o padroeiro é São Bento) a festa de São Pedro é a que mais gente faz afluir àquela vila.
Amanhã às 16 horas, na igreja da Ribeira Brava, será celebrada a Eucaristia presidida por D. António Carrilho, seguida da procissão. A novena e missa da vigília principiarão hoje às 21 horas.
Também nesta terça-feira haverá romagens com saída dos diversos sítios em direcção ao adro, entre as 14 horas e as 19 horas. Pelas 22 horas decorrerá o desfile de marchas populares. São motivos para que, de novo, se verifique uma enchente na Ribeira Brava.
Uma das tradições da festa de São Pedro e que se realiza na capela existente no Porto Santo é a bênção e o leilão do peixe que decorrerão hoje após a novena e missa marcadas para as 20 horas. Amanhã às 19 horas terá início a procissão com saída do Ribeiro Salgado indo até à capela de São Pedro onde será celebrada a Eucaristia.
Na capela de São Pedro situada nos Lamaceiros. freguesia do Porto Moniz vai decorrer amanhã a festa com início às 19h30.
Também amanhã o Centro Social e Paroquial do Bom Jesus, na Ponta Delgada vai celebrar a festa de São Pedro. Será com missa às 11 horas, havendo muita animação na qual se inclui um desfile de marchas populares.
Na paróquia da Lombada, situada na freguesia de Santa Cruz, amanhã a festa de São Pedro terá início às 18h30. Este santo não é o padroeira daquela paróquia (Nossa Senhora de Fátima é a padroeira) mas como a sede da paróquia constituída em 1960 ficou na capela de São Pedro, ao longo dos anos foi sempre celebrada a festa em seu louvor.
Nesta terça-feira haverá romagens com saída da Fonte dos Almocreves às 16h10 e às 18 horas chegando ao adro pelas 20h30. Depois, às 21 horas serão celebradas a novena e Eucaristia da vigília. Amanhã a festa de São Pedro terá início às 18h30.
Também na capela da Conceição, em Câmara de Lobos, hoje às 19 horas, será celebrada a missa da vigília da festa de São Pedro. Amanhã a solenidade em louvor do padroeiro dos pescadores terá início às 20 horas.
O Porto da Cruz assinala São Pedro com a celebração da Eucaristia hoje às 20h30 na igreja paroquial. No final realizar-se-á a procissão à beira mar com archotes uma das tradições daquela freguesia.e que motiva grande animação.
Deste modo a Madeira e Porto Santo encerram os festejos dos très santos populares.