O Grupo Parlamentar do Juntos pelo Povo (JPP) vai apresentar na Assembleia Legislativa da Madeira vários projetos de resolução que pretendem proteger e valorizar o património cultural madeirense, nomeadamente as tradições ancestrais que se manifestam pela memória da tradição oral e pelos costumes ancestrais. As iniciativas foram apresentadas pelo deputado Carlos Costa, esta manhã, em Machico.
“A nossa Região possui um elevado potencial nos diversos domínios do património cultural imaterial, nomeadamente no âmbito das tradições e expressões orais, nas artes do espetáculo, nas práticas sociais, rituais e eventos festivos, nos conhecimentos e práticas relacionadas com a natureza e no artesanato tradicional. Podem, assim, inventariar-se centenas de elementos específicos do nosso património cultural imaterial”, referiu o deputado do JPP.
Considerando que o Governo Regional não dispõe de um regime de valorização do património cultural imaterial, o JPP vai apresentar:
– Regime de Proteção da Tradição dos FACHOS, em Machico.
– Regime de Proteção das MISSAS do PARTO.
– Regime de Proteção do XARAMBA.
“Nós vamos contribuir com estas propostas para salvaguarda do nosso património cultural, que importa preservar, pois são bens que fazem parte da nossa memória coletiva. Trata-se de património cultural imaterial, que é transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interação com a natureza e da sua história, incutindo-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo, desse modo, para a promoção do respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana”, realçou Carlos Costa.