O Festival do Atlântico 2016, que conseguiu, este ano, a melhor taxa de ocupação de sempre, situada nos 91%, chega hoje, dia 25 de junho, ao fim, no molhe da pontinha.
O espetáculo extraconcurso de encerramento caberá à empresa portuguesa HC & Filhos, com o tema “Brilhos”. É pelas 22.30 horas que se inicia e terá, tal como os anteriores, uma duração aproximada de 20 minutos.
Importa referir que, seguidamente a este espetáculo, terá lugar a cerimónia de entrega do Prémio ao vencedor do Concurso Internacional que foi recuperado, este ano, depois de 6 anos de ausência. Uma cerimónia que terá lugar na Praça do Povo.
Satisfeito com os resultados alcançados nesta edição, o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, admite que este evento ainda «apresenta um forte potencial de crescimento», sublinhando a forte adesão da população, residente e visitante, a esta e as várias iniciativas que foram desenvolvidas, durante o mês de junho, enquadradas no mesmo.
Eduardo Jesus destaca ainda a importância da recuperação do Concurso Internacional: «a realização de espetáculos assentes noutras tradições e costumes conseguiu imprimir, a este Festival, uma conotação cultural que resultou e que nos parece importante, sobretudo na fundamental associação que se deseja promover e valorizar entre o Turismo e a Cultura. Por outro lado, confere-lhe uma visibilidade internacional muito mais alargada e eficaz junto dos países envolvidos, o que, naturalmente, é positivo».
Para o governante, «o Festival do Atlântico tem vindo a cumprir o seu objetivo e revela-se um bom exemplo no que concerne à criação de atrações que contribuam para a maior notoriedade do destino, ao longo de todo o ano. Na verdade, este evento tem vindo a despertar o interesse crescente dos turistas que, nesta altura, têm disponibilidade para viajar e que encontram, neste cartaz, uma importante motivação».
Recorde-se que, nesta edição, o Festival do Atlântico contou com a participação de três concorrentes estrangeiros: Ucrânia, Itália e China.