Fotos: Rui Marote
Os leitores do Funchal Notícias já têm conhecimento do perigo que representa o lodo acumulado na rampa do varadouro de São Lázaro. ‘Há lodo no cais’: este foi o nosso título, parafraseando um filme famoso com Marlon Brando…
Como prevíamos, hoje iniciou-se o contacto de alunos com as actividades náuticas, já com as férias à porta. A Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva enviou os seus alunos, acompanhados por um professor de Educação Física, para receberem os primeiros ensinamentos de mar. O alerta que emitimos para as quedas que poderão surgir, dado o excesso de lodo na rampa, gerou algum mal-estar entre a APRAM e os clubes náuticos lá instalados.
A APRAM diz que quem deve proceder à limpeza são os clubes… e os clubes dizem que é a APRAM que recebe o dinheiro da utilização da rampa, logo, não pagarão um cêntimo.
A APRAM tem cinco funcionários destacados para aquele espaço. Aos sábados, domingos e feriados, o pagamento destes funcionários é a dobrar. Mas não empreende a limpeza por causa do custo de algumas latas de dez litros do produto para eliminar o lodo, que custam 60 euros cada uma. Por seu turno, os clubes náuticos entendem que não lhes cabe a limpeza da rampa.
Até lá, os cuidados têm de ser intensos e o perigo espreita.