O Funchal vai acolher, nos próximos dias 16 a 19 de Junho, um evento cultural direccionado a um público homossexual. Trata-se do 12.º Ciclo de Cinema LGBTI no Funchal, na Fundação J. Silvério Pires, na Rua da Carreira, com entrada gratuita.
No total, são cinco filmes que serã exibidos a partir do fim da tarde dos quatro dias do Ciclo. A cidade do Funchal recebe este evento da associação ‘rede ex aequo’ pela primeira vez, juntando-se, assim, a Lisboa, Porto e Évora, que já receberam o evento este ano, informa a organização.
A iniciativa é movimentada pelo grupo local da ‘rede ex aequo – associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes’, e visa não só dar visibilidade às pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), mas também providenciar um espaço seguro e inclusivo para debater questões de temática LGBTI, explicam.
Constam no cartaz os documentários “Revolta de Stonewall” (19h, quinta-feira) e “Intersexion” (19h, sexta-feira), o filme francês “Maria-Rapaz” (21:50h, sexta-feira) e os filmes premiados de Hollywood “Clube de Dallas” (17:30h, sábado) e “Os Miúdos Estão Bem” (17:30h, domingo).
Posteriormente à exibição dos filmes, a ‘rede ex aequo’ dinamizará debates e conversas sobre as temáticas, contando para isso com a presença da drag queen Alecia Fluffy, da Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida e da Associação para o Planeamento da Família para debater questões de transsexualidade, VIH/Sida e homoparentalidade, entre outras.
O 12.º Ciclo de Cinema LGBTI no Funchal vem assinalar a abertura do grupo ‘ex aequo funchal’, um grupo de apoio e convívio que dinamiza várias actividades temáticas para jovens LGBTI e apoiantes.
A organização salienta ainda a ida de um dos projectos da associação ‘rede ex aequo’, o Projecto Educação LGBTI, à Escola Profissional Atlântico no passado dia 3 de Junho, para a realização de uma sessão de esclarecimento e debate sobre orientação sexual e identidade de género. “A sessão contou com uma plateia de sensivelmente 50 alunos e alunas que viram as suas dúvidas esclarecidas”, adianta este grupo.