O PTP realizou hoje uma iniciativa política na qual abordou a situação dos agricultores. O deputado José Manuel Coelho disse que o Governo Regional fala muito em planos estratégicos para a agricultura, pela voz do secretário regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos.
“É o plano estratégico da cebola, o plano estratégico do pêro, o plano estratégico da castanha, e vão enganando os nossos agricultores”, referiu. Coelho disse que também há vários partidos da oposição que vêm falar da agricultura familiar, mas ao fim e ao cabo, “não tocam nos verdadeiros problemas que afligem os trabalhadores”.
Para o PTP, a agricultura familiar debate-se com um problema grave, a começar pela bananicultura. “Como é do conhecimento público, eles foram recentemente intimados pelo Governo Regional, a devolver os subsídios parcelares que tinham recebido para a produção de banana, por causa de burocracias na escritura dos terrenos. Ora, isso é uma injustiça das maiores, porque o agricultor, depois de ter empregue os subsídios na produção da banana, e de a ter vendido, muitas vezes nem sequer vendo o peso, pois, na Gesba, tem de confiar no pessoal que ali trabalha.. e depois de ter vendido a banana que foi produzida com subsídios da UE, e de o Governo, através da Gesba, ter comercializado a banana no continente e recebido o dinheiro, agora obriga os agricultores a devolver os subsídios que foram recebidos”, denunciou.
“Como é que vamos ter uma agricultura familiar, se com uma mão damos, e com a outra tiramos?”, criticou.