Encontro de catequistas na diocese do Funchal

Fotos Funchal Notícias

(Com Vera Luza) Centenas de catequistas, da Madeira e Porto Santo, participaram hoje no seu “dia jubilar” promovido pela diocese do Funchal.

O encontro decorreu na Sé, com o tema geral “Testemunha da Misericórdia”, em sintonia com o Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco.

catequistas2O “jubileu dos catequistas” começou logo pela manhã com uma peregrinação entre a igreja do Colégio e a Sé, seguida de duas reflexões sobre o modo de ser e o agir do catequista.

O encerramento do encontro fez-se com uma eucaristia presidida por D. António Carrilho que, na homilia, classificou o evento como “expressão de uma Igreja viva, partilhada e em comunhão”.

catequistas3Para o bispo do Funchal,  “os catequistas são chamados a darem testemunho da fé” e “são mensageiros da Palavra, da alegria, da paz e da misericórdia”.

Em relação ao Ano jubilar em curso, lembrou ainda que a sua “vivência” deve ser “interpelativa quanto à missão da Igreja” no mundo atual, através das “obras de misericórdia espirituais e corporais”, com “testemunhos” e “conversão”, numa maior “aproximação a Deus e aos outros”. No final, apelou a todos que se continuem “comprometidos” em “acreditar, ensinar e viver o que ensinam”.

catequistas4O “dia diocesano do catequista”, anualmente no feriado de 10 de junho, instituiu-se com a entrada de D. António Carrilho na diocese (maio de 2007) e ao longo destes anos tem-se realizado em várias localidades da Madeira, em clima de convívio e de festa, como aconteceu também hoje com a colaboração de um grupo de Folclore do Curral das Freiras.