‘Semana Acesso Cultura’ na Casa-Museu Frederico de Freitas

CASA MUSEU FREDERICO FREITAS4
Entre os próximos dias 13 e 19 de Junho decorrerá em todo o país a Semana Acesso Cultura, comemorando os três anos desta associação cujo objectivo é a promoção da acessibilidade – física, intelectual, social – nas instituições culturais. Foram três anos de cursos de formação esgotados e debates em vários pontos do país, conferências e intervenções públicas, culminando com a notícia recente de que a administração da EGEAC – Câmara Municipal de Lisboa aceitou o desafio da Acesso Cultura e vai avançar pela primeira vez, em parceria com a RTP, com a audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa das Marchas de Lisboa.
A Semana Acesso Cultura, cujas iniciativas são este ano enquadradas no âmbito do Ano Internacional para o Entendimento Global, pretende criar uma maior consciência em relação à missão e objectivos desta Associação e do seu trabalho na promoção da acessibilidade.

Na Região Autónoma da Madeira, a Semana Acesso Cultura é assinalada desde 2014 através de diversas iniciativas, destacando-se o debate anual promovido pelos sócios, uma iniciativa informal dirigida a profissionais e colaboradores de instituições culturais. O debate “Acessibilidade cultural na R.A.M. no Ano Internacional para o Entendimento Global” terá lugar no próximo dia 17, pelas 15h00, no auditório da Casa-Museu Frederico de Freitas.
A forma como inscrevemos as práticas quotidianas das instituições culturais num contexto global, contribuindo localmente para responder a grandes desafios do presente como as questões ambientais, o envelhecimento da população ou o recrudescer da intolerância, entre outros, será o mote para este debate aberto a todos os interessados.
As iniciativas da Semana Acesso Cultura estão disponíveis  no endereço electrónico http://www.acessocultura.org, e ainda no facebook e no twitter.