JPP preocupado com “insensibilidade social” da administradora da RTP

jpp

Os deputados Élvio Sousa e Rafael Nunes, do JPP, reuniram com a administradora financeira da RTP, Cristina Vaz Tomé, no Centro Regional da RTP-Madeira, hoje, segunda-feira, 6 de Junho.

No final do encontro, em declarações à comunicação social, Élvio Sousa deu conta de “uma enorme preocupação face à insensibilidade social para com os Centros Regionais”. O líder do grupo parlamentar revelou inquietação “perante o facto das empresas públicas estarem a transformar-se em empresas privadas, com critérios que não representam o interesse público”.

O JPP defende que as decisões deviam envolver os profissionais da casa, que possibilitam as emissões de rádio e de televisão: “As decisões não podem nascer de cima, apenas com base numa leitura de números. Assim, a RTP arrisca-se a transformar-se numa emissão de Excel, em vez de gerir pessoas. Eu fico abismado quando vejo administradores a falar de números e não a falar de pessoas.”

jpp2

Élvio Sousa garante que “o JPP não vai deixar cair este assunto”. Aliás, Cristina Vaz Tomé foi uma das intervenientes requeridas para uma audição parlamentar, mas o Juntos pelo Povo pretende seguir o assunto, com maior frequência: “Pelo que vimos hoje, sentimos necessidade de acompanhar a situação de perto e reunir pelo menos duas vezes por ano, porque estamos muito preocupados com esta insensibilidade social”.

O deputado revelou a sua preocupação, mas também deu conta de alguma satisfação: “Nomeadamente no recuo na intenção clara, inicial, por parte da senhora administradora da RTP, em retirar o estúdio auto-operado da rádio deste Centro Regional, baseando-se em critérios, na nossa opinião, demasiados economicistas para uma empresa que deve servir a população. Graças também aos alertas dos representantes da população, que defendem os profissionais, houve um recuo nessa intenção”.