Gonçalves Zarco testa Plano de Emergência em simulacro

gonçalves zarco simulacro alunos escolaA Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco foi palco, na passa terça feira, de um simulacro de incêndio, organizado e planeado pela equipa do Projeto de Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos da escola.

A iniciativa teve como principal cenário um incêndio na biblioteca da escola, tendo ficado dois alunos encurralados nesse local, que foram posteriormente socorridos por uma equipa dos Bombeiros Municipais do Funchal. Esta corporação fez, além do combate às chamas, a busca e salvamento desses alunos.

escola gonçalves zarco simulacro bombeirosA evacuação dos cerca de 850 alunos, respetivos professores e auxiliares de educação fez-se em cerca de quatro minutos, o que se considera um tempo ótimo para o edifício em causa e o número de pessoas envolvidas.

Este sucesso foi conseguido também através das sessões de sensibilização que antecedem os simulacros, ministradas anualmente pelos docentes delegados de segurança a alunos, docentes e auxiliares de educação, assim como pelo treino frequente dos procedimentos de toda a comunidade escolar em exercícios internos parciais.

Além dos Bombeiros Municipais do Funchal estiveram presentes a PSP e também, como observadores, elementos da Secretaria Regional de Educação e do Serviço Regional e Municipal de Proteção Civil.

escola gonçalves zarco simulacro bombeiroOs observadores realçaram e valorizaram o Conselho Executivo da escola e a equipa dos delegados de segurança por manterem esta dimensão de segurança e educação ativa na escola, sendo que em escolas com um elevado número de alunos este treino torna-se ainda mais providencial e permite automatizar e educar todos os participantes para comportamentos corretos em situações de emergência.