Primeiro “Dogtel School, Resort and Spa” abriu em São Gonçalo e conta com grande adesão da população

dog principal
Em São Gonçalo, o Dogtel tem tido muita procura da população.

Um dos grandes problemas da sociedade atual é também o abandono dos animais por parte da insensibilidade dos seus donos, nomeadamente nos períodos de férias. Mas Ricardo Jesus investiu na resolução deste e de outros problemas associados ao tratamento adequado dos cães e de outros animais, inaugurando na Madeira o primeiro “Dogtel School, Resort and Spa”, localizado no Caminho do Lazareto, logo abaixo da Igreja de São Gonçalo.

A adesão da população tem sido muito boa, devido às diversas valências que disponibiliza. Segundo a procura, esta oferta diversificada de serviços associadas à canicultura era mais do que necessária na Região.

Trata-se de um espaço com cerca de 3000m2, totalmente dedicado aos cães e a todos aqueles que gostam de tratar dos seus  animais com civismo.

dog2O amplo espaço reúne todas as valências associadas à canicultura, desde lazer, treino, Petshop, Hotel canino, felino e animais exóticos também, banhos e tosquias. A estrutura dispõe ainda de serviços de veterinária e de reabilitação física.

A opção pelo local também não foi por acaso, segundo relata ao FN o promotor: “As nossa instalações estão situadas na freguesia de São Gonçalo, zona muito soalheira e com vista para o mar, um autêntico resort de luxo para o seu fiel amigo”.

Os espaços foram arquitetados com diversas zonas verdes, bastante arborizado e com muitas sombras. O objetivo nuclear é dotar a Região de “um espaço agradável e confortável para desfrutar bons momentos com o seu fiel companheiro”.

Urge saber qual a principal mais-valia deste projeto. Ricardo Jesus explica: “A variedade de serviços oferecida é sem dúvida a grande mais -alia deste espaço. Conseguimos reunir todos os serviços num único espaço e estarmos devidamente equipados e licenciados para esta atividade”.

dog1Este verdadeiro hotel canino tem uma capacidade de alojamento de luxo para 20 cães: “Cada boxe compreende 8m2, com isolamento térmico e acústico, com zona protegida e solário, vigilância permanente, música ambiente, bebedouros automáticos e outros pequenos luxos”.

Para além do alojamento, que é essencial sobretudo em deslocações ao exterior dos donos dos cães ou em casos de estarem pontualmente impossibilitados de cuidar dos seus animais, há “um conjunto de serviços de treino para qualquer cão, independentemente da sua idade, raça ou mesmo finalidade: companhia, socialização, obediência básica, avançada ou desportiva, resolução problemas comportamentais, segurança e outros. Existe ainda uma pista de Agility que delicia muitos cães e deixa tranquilos os proprietários”.

No Dogtel, a segurança e higiene foram pensadas. É possível encontrar um serviço de excelência no que toca a higiene, estética e bem estar animal. “Contamos com a vasta experiência de uma profissional em banhos, tosquias e Grooming. No nosso Spa, usamos apenas produtos de elevada qualidade porque o nosso objetivo é tratar os animais da melhor forma possível”.

 

dog5A piscina é outro atrativo. No Dogtel, existe uma piscina com 10 metros de cumprimento para proporcionar momentos de lazer únicos aos cães. O espaço é também usado para reabilitação, fortalecimento e planos de emagrecimento, sempre sob vigilância da médica veterinária. A hidroterapia vem sendo indicada por médicos veterinários e fisioterapeutas/ reabilitadores na recuperação de pacientes em programas de reabilitação. Exercícios feitos na água com os cães são utilizados com sucesso como auxiliares do tratamento de condições como artrites, problemas musculares, lesões em tendões e ligamentos e ainda problemas neurológicos. A água é um “*anti-inflamatório natural*” devido à sua capacidade de reduzir o inchaço e a dor.

Serviços de veterinária

O Dogtel dispõe de um médico veterinário disponível para prestar apoio aos animais, caso seja necessário, e assegurar que todos se encontram em perfeitas condições de saúde de forma a frequentar o espaço e o hotel, bem como fazer o acompanhamento dos animais em reabilitação e programas de emagrecimento. Está ainda capacitado para intervir em alguma situação clínica, com ajuda ao onde esteja  animal através de acupunctura e eletro-acupunctura, área esta ainda não explorada na nossa ilha e que é muitas vezes uma arma poderosa no bem estar dos cães.

A loja “Petshop” disponibiliza um vasto leque de produtos de alta qualidade, porque a empresa trabalha apenas com marcas conceituadas e equipamentos desportivos. “Usamos e comercializamos a ração LupoSan, 100% Natural, marca esta que temos representação exclusiva na Região”. 

Manutenção é o grande desafio

A principal dificuldade desta estrutura é “manter o espaço sempre nas melhores condições”. “Atualmente, já somos 4  funcionários, a trabalhar diariamente”.

A qualidade tem o seu preço. Segundo o promotor, o custo mensal para manter esta unidade “é muito elevado”. “Mas para oferecer o que oferecemos seria impossível de outra forma.”.

Os apoios oficiais foram importantes, nomeadamente o recurso ao Sistema de Incentivos ao EMPREENDINOV, por ser um projeto único e inovador na RAM.

Os clientes que frequentam o Dogtel são já “pessoas muito conscientes das necessidades animais, do tempo e valores que implica um animal de estimação e não o descuram. Têm os cuidados veterinários em dia, aliás para frequentarem o espaço assim tem de ser, desde vacinas a desparasitações (externa/ interna e Filária), bem como cuidados com a alimentação e controlo de peso”.

Ainda há muito abandono

No geral, a relação da população com os animais, merece alguns reparos. “Penso que falta ainda alterar muito a forma como se vê a trata os animais. Ainda existe muito abandono, isso por culpa da mentalidade Portuguesa no geral”, salienta o responsável Ricardo Jesus.

dog4Relativamente ao ponto importante das condições que o Dogtel apresenta a um cliente, Ricardo Jesus explica: “Temos vários pacotes e preços que variam consoante as ofertas contidas, pelo que aconselhamos sempre a visita às instalações quando possível, ou então poderão contactar-nos por email. As vantagens são o facto de poder deixar o seu animal com toda a segurança, num meio onde terá formas de divertimento e carinho. O acompanhamento veterinário garante-lhe que em caso de necessidade e caso assim decida, serão prestados todos os cuidados necessários e estarão sempre vigiados. Poderão sempre ver e ouvir os vossos amigos de quatro patas através do acesso digital – via aplicação própria – que é fornecido aos donos quando cá deixam o animal”.

Os interessados em contactar o Dogtel têm os seguintes contactos:

geral@dogtel.pt ; 291645399 ou 965135434