JCP-Madeira seleciona banda para atuar na Festa do Avante

jcpA Organização Regional da Madeira da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) realizará no próximo dia 4 de Junho, pelas 19:00h, no Jardim Municipal do Funchal, um concurso de afirmação do Palco Novos Valores e da Festa do Avante, com a participação dos grupos Emotion Crew, Vintage Band, Running Bliss e Projecto Mundo, em que o vencedor irá atuar à Festa do Avante 2016!

Será uma iniciativa, por onde passarão Bandas Madeirenses que se querem afirmar no mundo da música, mostrando o seu trabalho e talento. A iniciativa também mostrará a vontade da juventude da Região Autónoma da Madeira em prosseguir com a luta em defesa dos seus direitos, em construir uma política alternativa para Região que ponha fim aos 40 anos de política de direita praticada pelos Governos de PSD na região.

Haverá dinamização do Abaixo-Assinado, “AUMENTA O SOM BAIXA O IVA! “ Em defesa da cultura e da fruição cultural, tal como esta a ser dinamizado por todo o país. “O direito à Cultura, consagrado na Constituição da República Portuguesa no seu artigo 78.º, tem sido posto em causa por uma política de desinvestimento, desresponsável, do Estado e elitização do acesso à criação e à fruição cultural.

Tal como a Constituição consagra, a Cultura tem de ser encarada como uma componente essencial da Democracia e de um país desenvolvido, um direito que foi conquistado pelo povo português e pela juventude.

Os instrumentos musicais não são um luxo: para quem vive da música, são um instrumento de trabalho e para quem faz música nos tempos livres, são um bem cultural essencial. Consideramos, portanto, injusta a sua tributação à taxa máxima de IVA (22% na região), e defendemos que, tal como outros bens culturais (livros, revistas, jornais, etc.), os instrumentos musicais devem ser sujeitos à taxa reduzida do IVA.

Assim, os músicos, artistas, dirigentes associativos, agentes culturais, espectadores e outros signatários desta petição exigem a inclusão dos instrumentos musicais na lista de bens e serviços sujeitos à taxa reduzida de IVA, a 6%, como uma forma de estimular a criação e fruição cultural e artística.

A Festa do Avante realizar-se-á nos dias 2,3 e 4 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal.