Ambulância equipada de cuidados médicos intensivos entregue pelo Presidente do Governo

Ambulância Bombeiros 1madeira.gov

**Presidente do Governo Regional entregou Ambulância às Corporações de Bombeiros.

Esta ambulância de socorro constitui a primeira unidade móvel equipada de cuidados médicos intensivos da Região Autónoma da Madeira, uma mais-valia na assistência médica pré-hospitalar.

Permite proporcionar a prestação de cuidados médicos intensivos a uma vítima com disfunção ou falência grave, cuja sobrevivência depende de meios avançados de monitorização e terapêutica, durante o transporte.

 Tem capacidade de deslocação em todo o terreno, permitirá assegurar a emergência pré-hospitalar em muitos locais que, por ocasião de desastres e intempéries, ficam com as acessibilidades reduzidas possibilitando assim, assistência às populações nessas situações críticas.

Ambulância Bombeiros 2madeira.gov

Foi adquirida com os seguintes objetivos:

·      Transporte de doente crítico;

·      Apoio em situação de catástrofe;

·      Apoio em acidentes com multivítimas;

·      Apoio a acidentes ocorridos em montanha;

·      Apoio a eventos de grande dimensão.

Custo da ABSC – 123 mil euros

 Por questões de funcionalidade a ambulância ficará sediada nas instalações das Cooperações de Bombeiros, rodando trimestralmente em cada cooperação.

As 11 cooperações desta Região Autónoma da Madeira dispõem de 35 ambulâncias de socorro, todas equipadas com suporte básico de vida e desfibrilhadores.

 O Governo irá continuar com a substituição do parque de ambulâncias, estando já em curso procedimentos (concurso público internacional) para aquisição de 10 ambulâncias, (algumas poderão ter características adequadas para a nossa Região, nomeadamente para zonas de acesso difícil). Investimento aproximado de 450 mil euros.