APEL terá associação de antigos alunos

Brício
Brício Araújo integra a comissão instaladora.

Está já na calha a criação da Associação de Antigos Alunos da Escola da APEL. O projeto acaba de dar o seu pontapé de saída com a constituição de uma comissão instaladora que terá como função preparar uma proposta de estatutos e de plano de atividades.

A comissão é formada por Brício Araújo, atual presidente da Ordem dos Advogados da Madeira, Armando Barreiro, presidente do Conselho Diretivo da Escola Ângelo Augusto da Silva, Francisco Gomes, presidente do Clube Amigos do Basquete, António Jesus, professor da Apel e figura incontornável da sua história, e Graça Paulo, quadro superior do Grupo Pestana.

No âmbito da preparação da associação, foi também convocada uma reunião geral de todos os antigos alunos para esta quarta feira, 1 de junho, às 19h00, no auditório da Escola da Apel.

Na referida reunião, a comissão instaladora pretende dar a conhecer os documentos preparados. Além disso, será agendado o processo eleitoral para os corpos sociais da futura associação, ato que deverá acontecer no dia 15 de junho.

Dado que a organização associativa está na sua fase de instalação, qualquer antigo aluno da Escola da Apel pode participar nas reuniões, tomar parte na eleição dos corpos sociais e integrar qualquer candidatura.

Associação é ‘sonho’ antigo

A Escola da APEL foi fundada a 21 de julho de 1978, tendo dado início à sua atividade a 1 de outubro de 1978. Foi criada quando, em meados dos anos 70, se reconheceu a necessidade premente da existência de um estabelecimento do ensino particular de nível complementar, atual secundário, onde os alunos que terminavam o 3º ciclo pudessem continuar a optar pelo ensino privado.

Embora os seus primeiros estatutos já previssem a abertura da Apel ao Ensino Profissional, só mais recentemente, na década de 90, a escola passou a desenvolver a sua atividade nesse setor, tendo em vista os jovens da RAM que, não estando vocacionados para o ensino superior, optam por entrar no mercado do trabalho, preocupando-se, assim, com uma constante adaptação às exigências do mercado de trabalho.

Ao longo dos anos, a instituição tem contribuído de forma decisiva para a formação escolar de muitas gerações de madeirenses, que hoje assumem diversas responsabilidades em muitos âmbitos da sociedade, como a saúde, a educação, o desporto, a política, a economia e a atividade empresarial, entre outros.