João Gonçalo Castro, do Cluve Naval do Funchal, sagrou-se vice-campeão nacional de Karaté em Vila Real.
O combate ocorreu este sábado, no Pavilhão de Desportos de Vila Real, no âmbito do 18º Campeonato Nacional de Infantis, Iniciados e Juvenis da Federação Nacional de Karaté – Portugal .
O navalista João Gonçalo Castro na prova de kumite (combate) iniciados masculinos (44kg) acabou por conquistar o título de vice-campeão nacional nessa categoria.
Na primeira eliminatória, o atleta derrotou Tomás Ribeiro de Clube Benfica Olhão, por 5-0, vencendo Diego Gomes de CD Monte Real por 3-2 na eliminatória seguinte. Na meia final, alcançou nova vitória por 3-2 frente ao atleta da CSKD Condeixa David Vieira, apurando-se assim para a final.
Na final, o adversário Aires Dias do CK Aguçadourense apresentou superior maturidade tática frente ao João que, apesar de seguir à risca a estratégia delineada, foi insuficiente para evitar a derrota por 0-5.
Bruno Menezes, treinador do CNF que acompanhou o jovem karateca, deu a conhecer a frustração do atleta por não conseguir alcançar o lugar mais alto do pódio, destacando porém o excelente resultado, tendo em conta que foi a sua primeira participação numa final de uma competição de âmbito nacional.