Funchal prepara-se para a Solenidade do Corpo de Deus

corpo de deus

Neste momento, o Funchal prepara-se rápida e eficientemente para a Solenidade do Corpo de Deus, que será assinalada no Largo do Colégio com uma missa, e para a procissão que percorrerá várias artérias da cidade. Estão em pleno processo de montagem os bonitos tapetes de flores que são elaborados, com inquestionável habilidade, por fiéis das respectivas paróquias, e que motivam bastante curiosidade e agrado junto dos turistas, que não se cansam de fotografar os atarefados artesãos e artesãs que dispõem as flores no chão de modo a formar belos desenhos, de temática religiosa e não só.

fotografia-19.jpg fotografia-17.jpg

Este ano, as paróquias que se encarregam da confecção do tapete de flores, segundo informação patente no site da Diocese do Funchal na Internet, são as dos Prazeres, Curral das Freiras, Estreito da Calheta, Canhas, Carvalhal, São Jorge, Arco de São Jorge, Campanário e Quinta Grande, possivelmente entre outras.

fotografia-5.jpg fotografia-6.jpg

A procissão principiará nas proximidades da Câmara Municipal do Funchal, percorrendo a Praça do Município, Rua Marquês do Funchal, Rua 5 de Outubro, Praça da Autonomia, Avenida do Mar (faixa norte), subindo depois pela Avenida Zarco e prosseguindo pela Avenida Arriaga e Largo D. Manuel I até ao adro da Sé.

fotografia-7.jpg fotografia-8.jpg

“Portugal celebra esta solenidade de Adoração Eucarística desde o séc. XIII, no reinado de D. Afonso III. Desde os primórdios da descoberta das Ilhas da Madeira e do Porto Santo, no séc. XV, a festa do Corpo de Deus e as tradicionais festas do Santíssimo Sacramento foram celebradas com grande espírito de fé e fervor religioso; e, não obstante as diversas vicissitudes históricas, perduraram até aos nossos dias, bem vivas no coração da nossa gente”, refere-se no site da Diocese.

fotografia-9.jpg corpo de deus 1 fotografia-10.jpg

O FN deixa aqui estas imagens de uma celebração religiosa enraizada no espírito das gentes e que, para além da devoção, ajuda a embelezar as ruas da cidade.

fotografia-12.jpg corpo de deus 2 fotografia-16.jpg fotografia-18.jpgEsta solenidade litúrgica denomina-se, de facto, do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, mas é conhecida popularmente como Corpo de Deus, e chega-nos numa herança já da Idade Média, onde assinalava o “triunfo do amor de Cristo pelo Santíssimo Sacramento da Eucaristia”. Começou a ser celebrada em 1246 em Liège, cidade que se situa na actual Bélgica, e foi alargada à igreja latina pelo papa Urbano IV.

Esta celebração realiza-se sessenta dias após a Páscoa. E a reposição do feriado fez com que voltasse a ser assinalada liturgicamente no dia certo, à quinta-feira, referência à Quinta-feira Santa, dia da Última Ceia.

Em 2013, este feriado religioso tinha sido abolido, e a celebração passara a realizar-se no domingo seguinte.