Semana da Geografia – 23 e 29 de maio 2016

IMG_0922

O segundo dia da Semana da Geografia, houve oportunidade para conhecer dois excelentes trabalhos académicos, desenvolvidos sobre o território da Região Autónoma da Madeira. E ainda, para abordar duas temáticas de elevada atualidade e interesse como são os riscos naturais e os fluxos migratórios para a Europa.
Ilídio Sousa

O dia começou com uma abordagem à importância da prevenção na redução da vulnerabilidade aos riscos naturais, realizada pelo Dr. Ilídio Sousa, tendo continuidade, ainda no âmbito dos riscos, com a apresentação do trabalho “Frequência e Vulnerabilidade Funcional a Cheias Rápidas e Inundações na Cidade de Santa Cruz”, realizado pela Dr. Isabel Peixoto e pelo Professor Alberto Gomes, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Sergio Lopes

Após o almoço, ficou-se a conhecer os resultados mais recentes das investigações realizadas pelo Dr. Sérgio Lopes, numa apresentação intitulada “Recursos e Riscos Climáticos no Funchal”, onde foram apresentados alguns dados muito interessantes e que deverão merecer uma atenção muito especial dos geógrafos (e não só) que trabalham o planeamento e ordenamento da cidade do Funchal.

Marco Teles

Para terminar o dia, o Dr. Marco Teles, coordenador do Centro Europe Direct Madeira, abordou a temática “Cidadania Europeia: Migrações e Novas Mobilidades” e alguns dos aspetos que tornam este fenómeno num dos mais complexos da atualidade europeia.

IMG_0954

Salientamos ainda, o interesse que a exposição e os trabalhos dos alunos têm suscitado nos transeuntes que passam pelo La Vie e a oportunidade que esta semana tem constituído para o reencontro dos Geógrafos Regionais.

Esta iniciativa continua até quarta-feira no Centro Comercial La Vie, passando depois para Câmara de Lobos.

Consulte o Programa: http://aigmadeira.wix.com/semanadageografia