Desporto Escolar rende-se às ruas da cidade e promete novos espaços

desporto escolar

A organização do Desporto Escolar quer utilizar mais espaços do Funchal. Jardins e Avenida Arriaga poderão vir a ser palco de eventos desportivos no futuro. A edição deste ano encerrará com mega evento no Porto Santo, em finais de junho.

Mais uma Semana do Desporto Escolar que chega ao fim e com balanço francamente positivo. Pelo segundo ano consecutivo, a organização aproveitou praças e centros comerciais do Funchal para mostrar o talento e o esforço de centenas de crianças e jovens em diversas modalidades e atividades desportivas.

Uma aposta ganha e com grandes benefícios tanto para os alunos como para a própria cidade. Elmano Santos, o diretor de serviços, mostrou-se satisfeito com os resultados e espera poder alargar o evento a jardins e a espaços nobres do Funchal, como a placa central da Avenida Arriaga, o que só não aconteceu este ano devido à coincidência de calendário com a Feira do Livro.

“Quando perguntamos aos alunos o que pensam sobre trazer o Desporto Escolar para a Praça do Povo e a Praça do Mar, todos eles são unânimes em dizer que é muito mais agradável do que estar num pavilhão. Só se queixam de uma coisa: queriam estar cá fora mais tempo, o que o traduz o sucesso da opção. Vamos aperfeiçoar, porque entendemos haver no Funchal mais espaços para rentabilizar como infraestruturas desportivas”, sublinhou o responsável.

desporto escolar 2

O projeto Desporto Escolar está consolidado e a grande aposta é na descentralização dos eventos ao longo do ano letivo, de forma a rentabilizar recursos e a dinamizar a prática desportiva ao nível concelhio.

Na hora de fazer a análise aos quatro dias de intensa atividade e mobilização de crianças e jovens, a opinião é de que a edição de 2016, subordinada aos 40 anos de Autonomia, cumpriu os objetivos e mostrou a solidez de um projeto que, embora mais visível por estes dias, é dinamizado ao longo do ano letivo não só nas escolas do ensino básico e secundário como também junto de instituições de educação especial.

elmano santos desporto escolar

Elmano Santos realçou que o projeto Desporto Escolar, no âmbito das suas cerca de 30 atividades, vai para além da cerimónia de abertura e da semana que agora termina, sendo pelo contrário o culminar de muitas horas de trabalho e de dedicação de alunos e professores.

Até ao final do ano letivo, haverá ainda eventos importantes a marcar a agenda do Desporto Escolar, como é o caso do Festival Náutico, a realizar pelas escolas do 1º Ciclo, e a reconstituição de alguns dos momentos altos de edições anteriores, a acontecer no Porto Santo, em final de junho.

Para além das atividades lúdicas dirigidas ao 1º Ciclo, o Desporto Escolar congrega 17 modalidades competitivas incluindo as adaptadas.