Miguel Albuquerque e Jorge Carvalho recebem alunos do Caniço na Quinta Vigia

quinta vigia alunos caniço* Com Rosário Martins (fotos)

A Quinta Vigia recebeu esta manhã uma visita especial. Tratou-se de cerca de 70 alunos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, a grande maioria integrados no projeto 7+, um programa implementado este ano por aquele estabelecimento com a finalidade de combater o insucesso escolar no sétimo ano de escolaridade.

A visita constituiu um momento de grande interesse e curiosidade para os alunos que ficaram a conhecer não só o espaço – residência oficial do Governo Regional e jardins – como o principal inquilino da Quinta Vigia.

Miguel Albuquerque, o chefe do Executivo, e Jorge Carvalho, o secretário regional de Educação, fizeram questão de receber pessoalmente os estudantes de sétimo ano da escola do Caniço, um dos sete estabelecimentos de ensino da Região onde está a ser desenvolvido o projeto-piloto das chamadas “turmas de nível”.

Quatro das cinco turmas que estiveram a visitar a Quinta Vigia pertencem ao programa 7+, um dos vários programas experimentais que estão a ser implementados na Madeira e que assentam na constituição de turmas de acordo com o desempenho académico e ritmos de aprendizagem dos alunos como forma de dar resposta a um problema comum à maioria das escolas: o insucesso e abandono escolar.

O projeto, apesar de não consensual, foi desde a primeira hora apoiado pelo atual Governo Regional, pelo que Miguel Albuquerque e Jorge Carvalho mostraram especial carinho na receção ao grupo da escola do Caniço.

Quinta vigia alunos caniço

Depois da visita guiada pelos diferentes espaços, incluindo a capela de Nossa Senhora das Angústias, alunos e professores foram presenteados com um lanche nos jardins com vista sobre o porto do Funchal.