Penha d’Águia promove concurso de Ideias para intervenção artística

penha d'AguiaO Grupo Penha d’Águia – Pastelaria Tradicional Madeirense, em Parceria com a Câmara Municipal do Funchal (CMF) irá co-organizar um Concurso de Ideias de Intervenção Artística sobre painel de azulejo, inserido no âmbito das Comemorações do 172º Aniversário daquela marca madeirense.

A iniciativa de responsabilidade social da marca, tem por principal objectivo: promover e divulgar a Arte no concelho do Funchal, contribuindo para a valorização da formação e ao início de carreira de jovens artistas.

O Concurso de Ideias, visa a intervenção artística sobre azulejo, para ocupar uma àrea de superfície de parede, horizontal, de dimensões 3,5 metros de comprimento por 1,5 m de largura. Que opcionalmente poderá ser concretizado a quando da remodelação da loja da marca, junto à Sé do Funchal. O conceito da obra (de temática livre) deverá transmitir uma mensagem e uma imagem, jovem, fresca e dinâmica, que consiga adequar a dimensão histórica e tradicional da marca Penha d’Águia a um discurso estético contemporâneo.

São elegíveis como candidatos à realização do projecto de intervenção artística em epígrafe, todos os jovens, alunos ou ex-alunos do Ensino Superior ou do Ensino Secundário, a residir em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com frequência das Licenciaturas e/ou Mestrados, ou Cursos de Formação Profissional ou Cursos Científico-Humanísticos, nas áreas afectas às Artes Plásticas e Visuais, Multimédia e Design, com idade limite compreendida até aos 35 anos, inclusive, feitos até à data de 31 de Dezembro do presente ano, de 2016. A candidatura poderá ser realizada em nome individual ou em grupo.

Prazos de Entrega de Candidaturas: até 17 de Junho, inclusive.

Prazo de Avaliação pelo Júri: O Júri reúne até 7 dias após o terminus do prazo de entrega.

Comunicação de Resultados e Entrega dos Prémios: 27 de Junho

Exposição dos Projectos a Concurso: 27 de Junho a 5 de Julho

Os resultados serão comunicados em cerimónia pública na Câmara Municipal do Funchal, com data prevista para 27 de Junho. Todos os trabalhos a concurso irá integrar uma exposição no hall de entrada dos Paços do Concelho, a estar patente ao público até 5 de Julho.

O Dossier de candidatura poderá ser enviado para o endereço elétrónico penhadaguia1844@gmail.com ou entregue em mão, nos escritórios da Penha d’Águia (junto ao Liceu) ou ainda por correio registado, fazendo fé à data de envio pelo correio, para a morada:

A/C Concurso de Intervenção Artística – 172º Aniverário

J.S. Menezes SA, Penha d’Águia – Pastelaria Tradicional Madeirense

Rua do Hospital Velho nº 32, 1º andar, Sta. Maria Maior, 9050-000 Funchal

O Formulário e a Ficha de Inscrição irá estar disponível em versão impressa, em todas as lojas Penha d’Águia ou brevemente disponivel online para downlowd, nas páginas das redes social Facebook, afectas às entidades co-organizadoras. Refira-se que, o Jurí será composto por duas personalidades de reconhecida experiência profissional na área da Arquitectura e das Artes Visuais. Por um representante da Câmara Municipal do Funchal e um representante da Penha d’Águia.

De destacar que, à semelhança de outros prémios pecuniários na Região, o Grupo Penha d’Águia, irá atribuír um de Prémio Aquisição, no valor de 250 euros, ficando a proposta vencedora habilitada a ser executada no espaço da nova loja, junto à Sé do Funchal. Será atribuida ainda, uma Menção Honrosa pecuniária, no valor de 100 euros e todos os concorrentes ao Concurso irão receber um Diploma de Participação. O Júrí poderá também aditar o valor da Menção Honrosa ao Prémio de Aquisição.