Uma homenagem ao professor Nicolau de Freitas

nicolau freitas1
Fotos Rui Marote.

O FN recorda hoje uma figura da política e do ensino insulares, Nicolau Gregório de Freitas de seu nome. Um nome também importante nos alicerces da Democracia, dada a sua participação na primeira Assembleia Constituinte.

A 27 de março passado, o grupo parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira, pela voz de Jaime Filipe Ramos, apresentou um voto de pesar pela morte do “professor Nicolau”, como era mais conhecido. A fundamentação da bancada social-democrata, aprovada pelos demais partidos, diz bem da importância desta figura madeirense.

“O Professor Nicolau Gregório de Freitas, falecido no passado dia 27 de Março, foi um ilustre homem público, na Madeira e no País.
Deputado à Assembleia Constituinte, onde começou a sua atividade política pelo PSD, foi ainda deputado à Assembleia da República nas l, ll e lV legislaturas e Presidente da Câmara Municipal de Santana entre 1983 e 1985.
O Professor Nicolau de Freitas foi sempre uma pessoa empenhada e ativa nas causas em que acreditava, não apenas nas questões ligadas à política, como também nas questões ligadas à preservação do património material e imaterial do seu concelho, Santana, e, mais especificamente, da sua freguesia, São Jorge.
Aliás, foi sócio-fundador da Associação Cultural Amigos de São Jorge, associação que presidiu com distinção nomeadamente na promoção, preservação e divulgação do património, da história, da cultura, dos hábitos tradições desta freguesia, mas também na promoção da formação, das ações de sensibilização, de conferências e de debates nas diferentes vertentes do conhecimento.
O Professor Nicolau de Freitas era ainda um homem que gostava da agricultura, da jardinagem e que fazia da fotografia um passatempo tão intenso que o levou a reunir um espólio notável de retratos sobre o concelho de Santana. Enquanto professor do ensino básico foi um profissional que aliava o rigor e a disciplina à competência e ao gosto pela profissão, atributos essenciais e fundamentais para a preparação dos seus alunos.
Pessoa amável e sempre bem-disposta, o Professor Nicolau de Freitas era também um homem firme nas suas crenças e determinado nas suas convicções. A sua forma franca e aberta de relacionamento deixa, em todos os que com ele privaram, um misto de admiração e de respeito, sinais claros da sua grandeza de espírito.
A Região Autónoma da Madeira perdeu um Homem de reconhecidos méritos e de enorme talento, mas o seu trabalho e a sua obra perdurarão no tempo e na nossa história.
O Professor Nicolau de Freitas é, sem qualquer dúvida, um Homem digno e merecedor da nossa homenagem e do nosso máximo respeito.
Neste sentido, a Assembleia Legislativa da Madeira, legítima representante do Povo da Madeira e do Porto Santo, aprova este voto de pesar e envia à família do Professor Nicolau de Freitas, as suas mais sentidas condolências”.