Protocolo a assinar a 14 de Maio cria Instituto de Altos Estudos para a Globalização, Arte e Tecnologia

O Salão Nobre encheu-se para o I Encontro das Comunidades.
Protocolo será assinado no Salão Nobre do Governo

A Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA) e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação (ARDITI) assinam no dia 14 de Maio, no Salão Nobre do Governo Regional, às 11h00, um protocolo de cooperação entre a ARDITI, a APCA, a Universidade de Paris 2 e a Universidade Aberta.

O protocolo é celebrado no âmbito da criação pela APCA do Instituto de Altos Estudos para a Globalização, Arte e Tecnologia e a assinatura contará com a presença dos Secretários Regionais da Educação, Jorge Carvalho e o dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques.

O acordo junta a ARDITI, a APCA, a Universidade de Paris e a Universidade Aberta e define programas de investigação e desenvolvimento em áreas como as indústrias criativas e culturais, a globalização de carácter humorístico-social, a tecnologia e as artes e os sistemas de aprendizagem com particular ênfase na diáspora.

A assinatura do protocolo será seguida pela Palestra «Terrorisme, propagande et mondialisation» proferida pelo Professor Fabrice d´Almeida. O palestrante, historiador francês é especialista da temática da propaganda e manipulação social pela imagem.
Antigo membro da Escola Francesa de Roma, é Professor na Universidade de Paris II Panthéon Assas, e no L’Institut Français de Presse. É também diretor do “Médias et Mondialisation” do IFP.

O seu trabalho incide nas temáticas da cultura e iconografia política. É ainda cofundador do grupo de estudo sobre imagens estáticas e dirigiu de 2006 a 2008 o Instituto de História Contemporânea. Escreveu a obra “Uma Breve História do Século XXI” sendo particularmente representativo da abordagem da História do tempo presente.

Possui uma diversa carreira televisiva, participando em diversas emissões nos canais franceses. Desde 2015 que é colunista recorrente do Talk Show The Folin Hebdo apresentado por Sébastien Folin.