Ação de Sensibilização em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos para agricultores

fitofarmaceuticos

**Iniciativa abrange vários concelhos da Região.

Está em curso, por parte da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, várias ações de formação sobre a correta utilização de produtos fitofarmacêuticos. Trata-se de uma iniciativa que irá abranger 5000 mil agricultores para que fiquem aptos comprar e usar este tipo de produtos.
O agricultor ao frequentar e ter aproveitamento na Ação de Sensibilização em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos (duração de 4 horas), pode continuar a comprar/aplicar produtos fitofarmacêuticos. Esta habilitação é provisória por 2 anos.
O agricultor, depois de 31/12/2018 só poderá comprar/aplicar produtos fitofarmacêuticos se tiver frequentado e obtido aproveitamento na formação específica (35 horas).
As ações de formação terão lugar em várias freguesias da Região conforme documento em anexo.

Fica dispensado de fazer formação:

–  Os utilizadores não profissionais, isto é, o público em geral a quem é permitido manusear e aplicar produtos fitofarmacêuticos em ambiente doméstico (plantas de interior, hortas e jardins familiares), bem como os agricultores de autoconsumo (com explorações com menos de 500m2) e os detentores de hortas urbanas que apenas utilizem produtos fitofarmacêuticos para uso não profissional.

–  O Aplicador que tiver formação Superior (licenciatura, bacharelato, doutoramento, etc.) na Área Agrícola ou formação Técnico-profissional também na Área Agrícola fica dispensado da formação e poderá pedir o Cartão de Aplicador de PF diretamente nos serviços da Direção Regional de Agricultura (Núcleo de Produtos Fitofarmacêuticos), para tal terá que apresentar cópia do documento comprovativo da sua habilitação académica.