“Limpar o Funchal do mar à serra” recolheu 4,5 toneladas de resíduos

limpar2
Fotos CMF.

A Câmara Municipal do Funchal associou-se, uma vez mais, durante dois dias à campanha mundial “Clean Up the World”, inserida no programa de Ambiente das Nações Unidas. Este ano, os 1276 voluntários recolheram cerca de 4500kg de resíduos.

Os dados são apontados pela Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal e Idalina Perestrelo, vereadora com o pelouro do Ambiente, explica o aumento, quer de voluntários quer de quantidade de resíduos recolhidos, face às campanhas realizadas em anos anteriores: “Esta edição contou com mais 400 voluntários face ao ano passado e, por consequência, a quantidade de lixo recolhida também aumentou cerca de 8%.” A Vice-Presidente da autarquia atribui o sucesso dos resultados à equipa: “É graças ao trabalho que toda a equipa dos Departamentos de Ambiente e Educação tem feito no terreno, na divulgação da campanha e na sensibilização de proximidade, que estes valores têm vindo a crescer.”

 

Às juntas de freguesia, centros e ginásios comunitários, empresas municipais, e conjuntos habitacionais do Município, juntaram-se escolas e várias outras entidades públicas e privadas: Polícia Segurança Pública (PSP), Exército Português, Bombeiros Voluntários do Funchal (BVF), Bombeiros Municipais do Funchal (BMF), Associação OLHO.te, Associação Guias de Portugal e Agrupamento 571 CNE. A campanha decorreu nos dias 22 e 23 de abril em todo o Concelho do Funchal, desde ribeiras e escarpas, até conjuntos habitacionais camarários, praias e escolas.

Recorde-se que o Funchal participa desde 2007 nesta campanha, tendo nesta edição contado com a parceria do Super São Roque. O “Clean Up the World” mobiliza anualmente cerca de 35 milhões de voluntários de 130 países, assumindo-se como uma das maiores campanhas ambientais de base comunitária no mundo.