JPP quer política transparente e com ética

jpp

O grupo parlamentar do partido Juntos pelo Povo (JPP) reuniu-se, esta sexta-feira, 22 de Abril, na sede da TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica, em Lisboa.

Estiveram em cima da mesa as propostas de alteração ao Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira, que o JPP está a preparar, e que motivaram este encontro, onde marcaram presença os deputados Paulo Alves e Rafael Nunes.

“A manutenção dos lobbies actualmente vigentes viola o compromisso que os deputados assumem aquando da sua tomada de posse, pois, ao invés de legislar para o interesse da população – através da criação de políticas públicas com vista ao bem comum -, legislam em defesa de interesses privados”, realçou Paulo Alves, no final da reunião.

Neste contexto, o Juntos pelo Povo quer contribuir com propostas que visam sobretudo “defender o regime de exclusividade dos deputados, acabar com alguns privilégios na classe política e reduzir a imunidade dos deputados apenas ao âmbito do Plenário”.

Durante a reunião, a TIAC ressalvou “a criação de mecanismos de fiscalização e monitorização”. Paulo Alves explicou que, esta associação “defende uma entidade fiscalizadora e plural, para se alcançar a transparência e a integridade ética necessárias para a criação de leis verdadeiramente transparentes”.

Este encontro serviu, explica o JPP, para estreitar o relacionamento e iniciar uma colaboração mútua, no sentido de unir esforços na perseguição de mais ética e transparência, maior separação dos poderes políticos e económicos e o combate à corrupção em Portugal. No próximo mês de Maio o grupo parlamentar do JPP vai dinamizar actividades em Lisboa e no Porto, para o debate destas matérias, que considera de interesse público fundamental, e que contará com a presença desta associação e outros organismos convidados.