João Baptista inspira alunos no Dia Mundial da Terra

dia-mundial-da-terra-002.jpg.jpeg

Fotos: Rui Marote

Hoje é o Dia Mundial da Terra. Uma data que traça as suas origens aos anos 1970, como protesto contra a poluição do nosso planeta. O seu criador foi o senador norte-americano Gaylord Nelson, que se esforçou por colocar a temática do ambiente na agenda política dos EUA. Contou com a adesão massiva de milhões de norte-americanos a uma manifestação convocada neste sentido, e em protesto contra as consequências do desastre petrolífero em Santa Bárbara, Califórnia, em 1969.

Todos os anos,a  22 de Abril, é a altura de sensibilização dos cidadãos para esta realidade: a de que o nosso planeta precisa de cuidados e cabe-nos a nós velar por ele.

Alvos primordiais destas acções de sensibilização são os jovens alunos das escolas. O Funchal Notícias deparou-se na manhã de hoje precisamente com uma destas acções: um grupo de 65 alunos da Escola do Carmo, em Câmara de Lobos, do 8º e 11º anos, embarcaram a bordo de um catamarã que saiu da nova marina e visitou toda a costa do Funchal, até ao Cabo Girão, em Câmara de Lobos. A bordo, o conhecido eng. João Baptista, especialista em geologia, que realizou toda uma série de explicações e esclarecimentos aos alunos sobre a natureza da ilha da Madeira e a necessidade de preservá-la.

Foi uma manhã bem passada e cientificamente esclarecedora. Outras iniciativas terão acontecido noutros estabelecimentos de ensino da Região. E bem. Urge formar as novas gerações na importância da preservação do nosso planeta azul.