Conferência MaRaM traz Secretário de Estado do Ambiente à Região a 6 de Maio

Campo barcaO Mar, nas suas componentes económico-sociais, constitui um recurso estratégico para a Região Autónoma da Madeira, pelo que é necessário garantir a preservação da integridade ambiental das suas águas.

A Madeira possui várias áreas balneares e zonas que, não sendo balneares, são utilizadas tanto pela população local como por visitantes. Fenómenos pontuais ou sistemáticos de poluição, além do impacto visual negativo, pela sua natureza podem constituir um perigo, não só ambiental, como também de saúde pública.

O Governo Regional tem estado atento aos focos de poluição que têm surgido nas águas costeiras e partilha, com toda a população, da inquietação suscitada por esta problemática.

Neste sentido, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais delineou uma estratégia, designada de “Estratégia MaRaM – Poluição Zero no Mar da RAM”, que se constitui como um instrumento integrado de controlo e mitigação da poluição das águas costeiras e de apoio a uma atuação rápida e eficaz em casos de focos de poluição pontuais e sistemáticos.

A realização da I Conferência Regional MaRaM, no dia 6 de maio de 2016, a partir das 09:30h, no auditório do edifício do Campo da Barca, tem como objetivo debater temas que contribuam para a reflexão e consequente sucesso da Estratégia, nomeadamente as atividades humanas realizadas em terra que atingem o mar e que estão na origem da poluição em águas costeiras, o papel da Educação Ambiental na alteração de hábitos e comportamentos, e a capacidade de intervenção da Marinha no combate à poluição no mar.

As inscrições deverão ser efetuadas através do envio da ficha de inscrição (disponível no site da SRA em www.madeira.gov.pt/sra), devidamente preenchida, para o email eventos.sra@madeira.gov.pt, até ao dia 3 de maio (limitado aos lugares disponíveis).