Exposição itinerante – 70 Cavaquinhos 70 Artistas no Teatro Municipal

1ª Exposição Coletiva Nacional Itinerante - 70 Cavaquinho 70 Artista Foto: cavaquinhos.pt
Exposição Coletiva Nacional Itinerante – 70 Cavaquinhos 70 Artistas no Mosteiro dos Jerónimos, agora no Funchal Foto: cavaquinhos.pt

* Esta exposição resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Funchal e da Associação Museu Cavaquinho.

Desde o dia 15 de abril que está patente ao público no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, a Exposição  70 Cavaquinhos / 70 Artistas produzida pela Associação Cultural Museu Cavaquinho.

Com entrada gratuita, a exposição permanece no Teatro até o dia 30 de abril de 2016,  de terça a sexta das 9h00 às 17h30m.

Nesta exposição poderá ainda adquirir o livro de Arte, que a Associação Museu Cavaquinho concebeu, replicando o título da Exposição e reportando a totalidade das obras e respetivos autores.

Esta exposição encontra-se a percorrer  dez Municípios, na maioria, transversais à prática do Cavaquinho – Lisboa, Coimbra, Braga, Guimarães, Porto, Viana do Castelo, Funchal, Horta, S. Roque do Pico e Vila Franca do Campo.

Desde a sua constituição que a Associação vem contando com o apoio de artistas plásticos conceituados entre os quais Pedro Cabrita Reis, Júlio Pomar e Julião Sarmento. Desta ligação nasceu a ideia de produzir uma exposição tendo a Associação, para tal, convidado 70 artistas – a maioria jovens criadores – de vários pontos do País propondo a cada um deles um cavaquinho como suporte de intervenção plástica. O critério foi escolher, sobretudo, jovens criadores portugueses de vários pontos do país, a quem lhes foi dada ‘carta branca’ para fazer o que quisessem àquele pequeno instrumento, explicou Júlio Pereira.

Após a realização nas cidades referidas, a Exposição ficará disponível a todas as instituições de Portugal e estrangeiro que a requisitem.

A sua preparação foi possível através do patrocínio inicial da fábrica industrial de instrumentos musicais – APC –, a que se juntou a fábrica artesanal – Artimúsica – e dez artesãos individuais: Alfredo Machado, António Faria Vieira, António Monteiro, Carlos Jorge Pereira Rodrigues, Domingos Machado, Fernando Meireles, José Gonçalves, Mário Estalisnau, Nuno Russel e Víctor Félix que construíram os restantes cavaquinhos para serem intervencionados pelos artistas plásticos.

LIVRO DE ARTE

A enorme qualidade das obras produzidas acabou por evidenciar a necessidade de produzir um Livro de Arte, que a Associação Museu Cavaquinho entretanto criou.

Com fotografia de José Manuel Costa Alves e design de Salomé Nascimento, o livro – em quadricromia e de capa dura – tem 160 páginas é de uma grande qualidade estética e gráfica. O seu conteúdo comporta um conjunto de imagens – de ângulos diferentes – de todos os Cavaquinhos que foram objecto de intervenção plástica e estará à venda, não só nos locais da Exposição, mas também nas livrarias e museus. Distribuído por Tradisom.

 A Exposição 70 Cavaquinhos 70 Artistas, produzida pela AC Museu Cavaquinho, faz parte de um conjunto de actividades que a Associação promove no sentido de sensibilizar a população para a riqueza patrimonial deste instrumento e da sua prática.

Fonte: cavaquinhos.pt