Pioneiro Centro da Dor assinala aniversário com reputados especialistas

dor

O Centro Multidisciplinar da Medicina da Dor Dr. Rui Silva do Serviço de Saúde da RAM, E.P.E., (SESARAM, E.P.E.) celebra o seu XXV aniversário com uma Reunião Comemorativa, entre os dias 21 a 23 de abril, no Hotel Meliã Madeira.

Segundo dados do SESARAM, “O balanço no tratamento da dor nas últimas décadas em Portugal, a que a Madeira não é alheia, tem sido muito positivo. Esta Unidade, apesar de diversas vicissitudes, tem sido inovadora na introdução em Portugal de técnicas e tratamentos, para diagnosticar e tratar a dor, registando um aumento significativo e crescente no número de utentes, com cerca de 10 mil procedimentos anuais”. Estes dados são transmitidos por Duarte Correia, coordenador do Centro Multidisciplinar da Medicina da Dor e Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor.

O mesmo clínico acrescenta que “esta Unidade de Dor foi uma das primeiras do país, sendo uma referência nesta área da saúde. É constituída por uma equipa multidisciplinar que apoia os doentes em regime de consulta externa e Hospital de Dia, no internamento hospitalar ou em diferentes instituições, bem como no domicílio no “Programa – Um Hospital na Comunidade”.

O seu compromisso “Tratar a Dor, Um Direito, um Dever” constitui um paradigma, que o SESARAM se associa e se congratula“.

A iniciativa comemorativa, que irá decorrer entre os dias 20 e 23 de abril, conta com a realização de vários workshops, debates, simpósios, painéis e conferências que irão abordar o estado da arte do tratamento da dor, numa perspetiva multidisciplinar e interdisciplinar.

Entre os palestrantes destacam-se várias personalidades médicas nacionais e internacionais como: Rolf-Detlef Treede, Presidente da International Association Study of Pain (ASP); José de Andes, Presidente da Sociedade Europeia de Anestesia Regional e Terapia da Dor (ESRA); José Castro Lopes, Conselheiro da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP); José António de Vera, Presidente Honorário do Fórum de Dor das Ilhas do Atlântico; e Beatriz Craveiro Lopes, Presidente da Comissão de Competência da Medicina da Dor da Ordem dos Médicos; Miguel Caramés da Sociedade Espanhola de Tratamento da Dor (SED).
As inscrições para a reunião comemorativa já estão disponíveis através do link:

http://www.eventgest.com/CLIENTES/veranatura/formularios/form_3617907666.php