Secretaria prepara concurso para adjudicar remodelação da Lota do Funchal

lota 2
Fotos Funchal Notícias

A Secretaria Regional da Agricultura e Pescas está, neste momento, a preparar o concurso tendo em vista a remodelação da Lota do Funchal, que funciona em condições que não são as mais desejáveis.

Segundo o FN obteve junto do gabinete de comunicação da SRAP, “de momento está a ser preparado o concurso para levantamento topográfico e execução do projeto”.

lota geral
Instalações das Lota, pela manhã, num espaço com pouca luz e exíguo em termos de funcionamento.

Recorde-se que um primeiro passo já foi dado. Grande parte das instalações da Direção Regional de Pescas foi transferida já para Câmara de Lobos, funcionando agora em modernas e amplas instalações.

aida sol
Entretanto, enquanto os pescadores faziam o seu negócio na Lota, os turistas acabados de chegar de cruzeiro animavam a cidade.

Na Lota do Funchal, permaneceu apenas a Direção de Serviços de Infraestruturas de Apoio às Pescas, que alberga também o Laboratório que verifica constantemente a qualidade do peixe que chega ao Porto e procede à respetiva análise, antes de ser entregue à comercialização.

A Região conta com 4 Lotas, segundo dados da Secretaria que tutela o setor. Mas a Lota do Funchal tem um papel muito importante pois é aqui que é descarregado mais de 70% do peixe de toda a Região, tendo ao seu serviço cerca de 70 trabalhadores.