
O“VI Duatlo de São Vicente – 2016”, competição organizada pela ARTM (Associação Regional de Triatlo da Madeira), pontuável para o Campeonatos Regionais de Triatlo Powerade – Bebida para Desportistas, foi disputada no passado domingo. Esta competição desafiava os participantes com duas provas com distâncias distintas, adequadas ao escalão e ao momento de forma de cada atleta.
Na prova Standard (10kms Corrida / 40 kms Ciclismo / 5kms Corrida), pontuável para o Campeonato Regional Individual de Duatlo para o escalão de Juniores e Absoluto, assistiu-se a uma réplica da edição do ano anterior no sector masculino, em que pai e filho, Carlos Nóbrega e Diogo Nóbrega, este ano em representação do ACD Jardim da Serra, dominaram do início ao fim. Venceu Diogo Nóbrega, que com este triunfo sagrou-se Campeão Regional Absoluto de Duatlo. Quanto à 3ª posição, esta foi alcançada por Francisco Luís (Ludens de Machico / Máxima Dinâmica) que a partir do momento em que não aguentou o ritmo dos dois primeiros classificados conseguiu controlar e bem os perseguidores que por nenhum momento ameaçaram esta sua terceira posição.
No sector feminino, assistiu-se a um regresso triunfal de Cristina Perestrelo (GD Corticeiras), triatleta que no início desta década dominou o triatlo regional e que mostrou que mesmo sem ritmo competitivo, nas distâncias mais longas é uma atleta a ter em conta. Nas restantes posições do pódio ficaram a dinamarquesa Pia Nielsen (Individual) em 2º lugar e Sandra Teixeira (Ludens de Machico/ Máxima Dinâmica) em 3º, sagrando-se pela sua maior regularidade Campeã Regional de Duatlo Absoluto.
A outra prova disponível para os participantes disputava-se na distância Super-Sprint (2.5kms Corrida / 10 kms Ciclismo / 1.25kms Corrida), sendo esta pontuável para o Campeonato Regional de Duatlo para Cadetes, tendo também a vertente lazer para os atletas das restantes categorias.
Na prova Super-Sprint, no sector masculino, o forcing inicial de Gonçalo Luís ( Ludens Machico / Maxima Dinâmica ), no 1º segmento de corrida acabou por custar-lhe o titulo regional, sendo alcançado na 2º metade do segmento de ciclismo pelo grupo perseguidor, grupo esse que devido à sua composição permitiu uma divisão de esforços entre triatletas levando a que pudessem encarar o segmento de corrida final com maior frescura.
Tal veio a verificar-se, e embora que por curta margem, Nuno Pereira (CF Andorinha) acabou por vencer a prova por 1 segundo sobre o seu colega de equipa Pedro Velosa e com 6 segundos sobre Gonçalo Luís. Com esta vitória, Nuno Pereira sagrou-se Campeão Regional de Duatlo no escalão de Cadetes.
Em femininos, a vitória coube a Suzana Rosa (CD Escola de Santana) secundando Andreia Correia (GD Corticeiras) que devido ao resultado na prova inaugural da época também ela sagrou-se Campeã Regional de Duatlo em Cadetes.

Na vertente de Lazer, em que competiram atletas não licenciados e atletas de escalões cuja classificação não contava para os rankings regionais, as vitórias foram para os juvenis Pedro Sousa (CF Andorinha) e Isabela Gonçalves (Individual).
Por clubes, vitória no sector masculino para o ACD Jardim da Serra, 2º lugar para o Ludens de Machico / Máxima Dinâmica, e 3º lugar para o GD Corticeiras, em que também é de realce o equilíbrio entre estes três clubes.
A ARTM como entidade organizadora, faz questão de agradecer o apoio de várias entidades públicas, em especial à Câmara Municipal de São Vicente, AMDpt e, SER – DRJD. A organização registou igualmente o forte apoio, das seguintes empresas e entidades: AutoZapecar; Europcar; POWERADE – Bebida para Desportistas; MZ-Bike e Bioforma.