Madeirenses na rota da Colômbia descobrem a Ilha dos Encantos e a “Terra de Deus”

islas1
Ilha dos Encantos, em Cartagena de Indias. Fotos Fátima Marques

Os madeirenses prosseguem a XX edição de “Na Rota das Comunidades”, na Colômbia, com uma visita à denominada Isla del Encanto, em Cartagena de Indias.

Num ambiente de calor e de grande animação é como as duas dezenas de madeirenses efetuaram um passeio panorâmico pelo Parque Nacional Corales del Rosario, seguido de uma visita ao Oceanário. Beleza, exotismo e simpatia é como Fátima Marques descreve ao FN esta incursão pela Colômbia.

islas4Ao longo do dia de hoje, foi tempo de descobrir a beleza de Santa Cruz de Mompos, após sete horas de transporte terrestre. Nada que estes aficcionados pelas viagens de longo curso não aguentem sempre com espírito aventureiro e indispensável boa disposição.

Santa Cruz de Mompos, também designada de  “Terra de Deus” (Mompox ou Mompós),  é considerada património nacional desde 1959 e da Humanidade pela UNESCO desde 1995, devido à excelente conservação do seu centro histórico. Um “banho” de história à maneira da América Latina que não deixou ninguém indiferente.

A tarde de hoje foi preenchida com uma visita visita pelas ruas momposinas, com as suas igrejas, museus, praças e cemitério central. Um périplo pelo interior da cultura colombiana com traços surpreendentes que os guias realçam aos visitantes.

islas2
Fátima Marques, principal dinamizadora desta viagem, salienta que o grupo fez a opção certa ao visitar a Colômbia.

A viagem prossegue por mais uns dias Colômbia adentro. O cansaço é uma palavra riscada do vocabulário destes incansáveis apaixonados pela descoberta de outras culturas.