PS troca novos mimos com o PSD por causa do turismo de Machico

avelino conceição ps

O deputado do PS-M na Assembleia Legislativa da Madeira, Avelino Conceição, realizou hoje uma conferência de imprensa para abordar os entraves com que, afirmou, o executivo da Câmara Municipal de Machico está confrontado de forma a implementar o Plano de Turismo nesta localidade.

Avelino Conceição aproveitou o momento para sinalizar os erros estratégicos cometidos por parte do PSD em anteriores mandatos, que limitam e dificultam a missão e a visão estratégica que o executivo municipal tem para o concelho de Machico. Esta intervenção surge na sequência de recente polémica devida às declarações dos deputados social-democratas, que visitaram o concelho e teceram diversas críticas aos socialistas, prontamente respondidas.

“Fomos confrontados com algumas declarações de alguns elementos do PSD Machico, que têm acusado a Câmara Municipal de Machico de não ter programas para turismo”, referiu o deputado. Ora, Avelino fez questão de lembrar que quem prejudicou o turismo da localidade “foi o PSD, que acabou com o Atlantis e a Matur, por uma questão de vingança política”, na altura, quando Fernanda Pires da Silva queria desenvolver um projecto, que foi aprovado pela Câmara Municipal dirigida por Martins Júnior. Mas o governo de Jardim, lembrou, não gostou e, “por pirraça”, não viabilizou esse projecto, e por causa disso é que Fernanda Pires da Silva voltou as costas à Madeira e deu-se o que se deu na Matur e Atlantis”.

O deputado socialista lembrou ainda que o PS sempre teve uma estratégia para o turismo de Machico. Em 2001, quando deixou a câmara, referiu, havia um projecto aprovado para a zona de São Roque, havia também o Golf Valley, que já tinha sido lançada a primeira pedra na encosta de Água de Pena, e o grupo Sonae andava em negociações com a Câmara para na encosta e na frente mar, rentabilizar um espaço turístico nobre que Machico tem. O PSD ganhou a Câmara em 2001, e esses projectos foram todos abandonados”, referiu.

O parlamentar acusou ainda o PSD de ter condicionado toda uma área, construindo uma ETAR (Estação de tratamento de águas residuais) que impossibilita investimento turístico.

Já quanto ao Forte de S. João Baptista, há vários anos em situação de abandono, assacou também culpas aos social-democratas.

No que diz ao respeito do Porto da Cruz, onde “os deputados do PSD foram dizer aos agricultores que não deviam plantar mais cana-de-açúcar”, o PS lamenta que seja também o PSD o culpado dessa situação, pois “o anterior secretário da tutela apregoava aos quatro ventos que os agricultores podiam plantar cana-de-açúcar, que havia escoamento”. Já hoje, criticou, “é tudo ao contrário”.

A Câmara de Machico, já do PS há algum tempo, vai, diz Avelino Conceição, fazendo o que pode para revitalizar a economia e o turismo do concelho. Mas nestas matérias, o que é feito agora é só para dar frutos daqui a alguns anos. Para já, vai suspender o PDM, para que alguns empresários possam avançar com os seus projectos, assim dando novo fôlego à economia de Machico.