Conferência sobre Herberto Helder

herberto helder

A Direcção Regional da Cultura promove amanhã uma conferência intitulada “Herberto Helder redivivo”. A mesma será proferida pela professora universitária Diana Pimentel, da UMa. A iniciativa, que tem entrada livre, decorre das 18 às 20 horas no auditório do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (Caminho dos Álamos nº 35).

No âmbito desta iniciativa, é anunciado, estará patente ao público no local da conferência uma exposição bibliográfica com obras do autor, entre outros trabalhos ensaísticos sobre o mesmo.

A conferência e a exposição destinam-se a assinalar o primeiro aniversário da morte de Herberto Helder (23 de Março de 2015).

Sobre a iniciativa, Diana Pimentel escreve “Desde os anos cinquenta do século vinte e provavelmente para o século futuro que falta para que se aprenda o seu ofício cantante, a leitura de Herberto Helder gera um tremor correlato da dicção da primeira e da última palavra: o seu poema contínuo é inicial, corpo órgão a órgão em gestação ininterrupta, e terminal, porquanto a morte nele habita. É inevitável aceitar-se que a poesia maior do século XX e XXI é trespassada pelo curto-circuito que a voz de Herberto Helder funda e é”.