Museu de Arte Sacra vai assinalar a Semana Santa

arte sacra1

O Museu de Arte Sacra do Funchal vai assinalar a Semana Santa com actividade própria programada para este período. “Como instituição detentora de valiosíssima colecção de pintura, escultura e ourivesaria dos séculos XVI a XIX, de clara inspiração e enquadramento na iconografia cristã, o Museu associa-se às celebrações da Páscoa, ao mesmo tempo que oferece uma complementaridade na oferta cultural da cidade, nos dias 24, 25 e 26 de Março”, informa a instituição cuja direcção foi recentemente assumida por João Henrique Silva.

Conforme a informação que nos fez chegar, esta instituição museológica quer dar cumprimento à sua missão educativa, facilitando o encontro, abertura e diálogo com as comunidades locais em ligação com as suas vivências culturais, mas também com as mais notáveis expressões artísticas da Tradição.

Por isso, o Museu de Arte Sacra estará aberto toda a semana, incluindo a sexta-feira santa. Sob o lema “celebrar a Páscoa no Museu de Arte Sacra do Funchal”, propõe-se aos visitantes uma programação que inclui dois tipos de actividades: uma conversa ou visita orientada às colecções de arte portuguesa e flamenga, e um atelier criativo para os três dias de férias da Páscoa.

A primeira actividade, conforme é é explicado, procurará explorar alguns dos principais temas da celebração da Páscoa existentes na colecção do museu. Partindo da abordagem à Cruz Manuelina da Sé do Funchal, passando pela pintura e escultura portuguesa e flamenga, pretende-se analisar algumas temáticas como os Calvários, as Descidas da Cruz, as Lamentações, relacionando as obras convocadas para o efeito, quer com os diferentes contextos (histórico, iconográfico e artístico), quer com o culto e as vivências sócio-religiosas próximas da sua origem.

foto retirada do site do Museu de Arte Sacra
foto retirada do site do Museu de Arte Sacra

Esta iniciativa pretende, ainda facultar ao público uma reflexão sobre as particularidade de musealização do sagrado, bem como a evocação das obras que transitam das vitrines do museu para desempenhar as suas funções litúrgicas no espaço sagrado da Sé do Funchal, durante a Semana Santa. Destinada a um público mais adulto, a actividade terá uma sessão para cada um dos três dias, no período da manhã, entre as 10h30 e as 11h30. A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, com um limite máximo de 25 elementos, através do seguinte endereço: masf@netmadeira.com.

Já quanto à segunda actividade, intitulada de “Narrativas em relevo e uma coroa de buganvília”, constitui-se enquanto atelier criativo para as férias da Páscoa. Partindo de um diálogo com as obras expostas, será possível compreender a sequência narrativa de algumas cenas da Paixão de Cristo. Para a realização de pequenos baixos-relevos, serão utilizados moldes de silicone obtidos directamente das pontas da Cruz Processional da Sé do Funchal. Além do exercício de modelação, será possível exercitar o desenho de observação, tomando como modelo, uma coroa de espinhos do século XIX, feita com ramos de buganvília, usada durante décadas numa escultura de Cristo jacente, hoje na reserva no museu, e uma sequência de fotografias realizadas a partir de uma interpretação poética da mesma coroa. Este atelier destina-se a jovens dos 12 aos 17 anos. Com sessão única, o atelier desenrolar-se-á ao longo dos três dias, nos períodos da tarde, entre as 14h30 e as 17h30. A inscrição é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, com um limite máximo de 12 elementos, através do seguinte endereço: masf@netmadeira.com.