PSD critica Orçamento de Estado, oposição critica o PSD…

oi000001.jpg

Fotos: Rui Marote

O Orçamento Nacional esteve hoje em debate no período de antes da ordem do dia, na sessão plenária que decorre na Assembleia Legislativa Regional. O deputado Marco Gonçalves, PSD, optou por zurzi-lo pelas “desigualdades” que considerou existirem entre as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Oportunidade para os seus adversários políticos criticarem o facto de, no Orçamento de Estado, os deputados do PSD nacional não terem levado em consideração as propostas dos seus homólogos da RAM no caso do Fundo de Coesão,  por exemplo, não tendo “viabilizado uma única proposta” dos insulares.

oi000008.jpg

Por outro lado, deputados da oposição parlamentar na Madeira apontaram o facto de as actuais transferências do OE serem das maiores para a Região: maiores do que no caso dos governos PSD e CDS, nas palavras de Roberto Almada, do Bloco de Esquerda, um dos intervenientes que não poupou o PSD a esta realidade. Carlos Rodrigues, do PSD, acabaria por admitir, de forma bastante crítica, que o peso dos deputados das ilhas é zero, quando não contam para as maiorias. Uma postura que até foi elogiada por José Manuel Coelho, do PTP,  como “corajosa”.

oi000013.jpg

Entretanto,  foram hoje votados votos de pesar pelo falecimento do histórico  socialista Ângelo Paulos e pelo falecimento do antigo deputado do PSD e pedagogo, Ivo Sousa Nunes.

Por entre as críticas ao PSD nacional por não ter viabilizado as propostas dos deputados madeirenses do seu partido, secundadas por Vítor Freitas, PS, Ricardo Lume, PCP, que lembrou ainda as múltiplas inconstitucionalidades de que se viram feridos os orçamentos de Passos e Portas, houve ainda espaço para o deputado independente, Gil Canha, criticar os “800 mil euros dados por Miguel Albuquerque à empresa que destruiu a Quinta do Monte”, uma concessionária que, no seu entender, não assegurou a boa conservação do património, durante mais de 15 anos. Um exemplo, afirmou, do malbaratar de dinheiros públicos.

oi000023.jpg

oi000021.jpg