Semana dos CEF no Liceu: Jorge Carvalho desafia alunos a irem além do óbvio

cefconfTer a coragem de ir além do óbvio, arriscar e inovar rumo ao sucesso. Este foi o repto lançado esta manhã aos alunos da Escola Secundária de Jaime Moniz por Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação, durante a cerimónia de abertura da V Semana dos Cursos de Educação e Formação e Profissionais.

O Secretário Regional da Educação, tambémorador da conferência “o teu sucesso além do óbvio” despertou a plateia para quatro exemplos de figuras de renome mundial que se atreveram a pensar diferente: a bailarina Gilian Lynne, o desportista Dick Fosbury, o criador da série televisiva The Simpsons, Matt Groening, e o cantor dos Beatles Paul McCarteney.

Falando para uma plateia formada por alunos maioritariamente dos cursos CEF e profissionais, Jorge Carvalho quis demonstrar que as figuras mencionadas se atreveram a lutar pelo seu talento, saindo dos padrões standard. Neste contexto, “o desafio é que cada um procure criar a sua própria agenda, investir no seu talento”. Ferramentas como “a criatividade, inovação e trabalho em rede” são nucleares na conquista do sucesso individual. Para isso, o titular da pasta da Educação deixou claro que “não há milagres”. Falando a linguagem dos jovens, apontou os caminhos: “Implica-te; Desinstala-te; Atreve-te; Marca a tua diferença e Cria a cultura”.

cef mesaAs mudanças no mundo do trabalho foram outro tema em foco. “Nos últimos 60 anos, o mercado de trabalho esteve acessível e funcionou como uma escada rolante”. Nos dias que correm, “a escada rolante emperrou”. Com humor mas de forma séria, Jorge Carvalho salientou: “Já não há carreiras. Temos nós que andar à carreira…”

Por fim, o Secretário Regional da Educação usou a metáfora do icebergue para definir o sucesso: “Sendo óbvio é sempre o resultado de muita coisa que não é óbvia. São muitas horas submersas de sacrifício, trabalho, dedicação, bons hábitos, desapontamento, falha e persistência”.

cef plateia 1Ao longo desta semana, a ESJM promove diversas iniciativas, para além das palestras sobre os cursos CEF e Profissionais, mostrando os trabalhos que os estudantes dos diversos cursos têm produzido.

O Presidente do Conselho Executivo, Jorge Moreira de Sousa, salientou também a importância desta oferta de cursos na ESJM como uma forma de dar resposta aos alunos que pretendem seguir uma via sobretudo profissionalizante, tendo sido mesmo “uma aposta ganha”.