Duas professoras interessadas em assistir à conferência de Daniel Sampaio na Escola Secundária de Jaime Moniz, que neste momento decorre, foram barradas à entrada por uma professora, que não as deixou entrar. As docentes, de outra escola que não a ‘Jaime Moniz’, tinham visto a conferência de Daniel Sampaio anunciada na comunicação social, partiram do princípio que era aberta ao público e quiseram ouvir a palestra do conhecido psiquiatra e professor português.
Chegaram um quarto de hora antes, quando só havia uma pessoa sentada na sala. Todos os outros lugares estavam desocupados. Mas foram recebidas por uma docente que lhes perguntou o que iam ali fazer, dado que se tratava de um evento “só para directores de turma”. As professoras responderam que até eram directoras de turma, mas de outras escolas, e que queriam assistir à palestra, ao que lhes foi respondido que tinham de “aguardar no corredor”, pois deveriam chegar “três turmas e não se sabia se havia espaço” para elas.
As docentes em causa entendem que, se se trata de um evento destinado apenas a consumo interno da Escola Secundária Jaime Moniz, nesse caso não faz sentido que o mesmo seja anunciado na comunicação social por aquele estabelecimento de ensino. Indignadas com a recepção, foram-se embora e transmitiram ao FN a sua discordância com esta forma de receber os colegas de profissão.