
(Com Cristina Costa e Silva) Conforme noticiou o Funchal Notícias em primeira mão, o Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) coordenou durante o dia de hoje uma operação de busca e salvamento marítimo, na sequência do naufrágio da embarcação de pesca costeira “Ilhas do Mar”, que navegava a cerca de 200 milhas a Nordeste da Ilha da Madeira, com 10 tripulantes a bordo.
O nosso jornal online apurou junto de fonte segura que a embarcação embateu num navio mercante e que a Autoridade Marítima está, neste momento, a investigar as rotas dos navios mercantes que, esta madrugada, cruzaram a zona onde o “Ilhas do Mar” naufragou.
Cabe ao inquérito apurar, com exactidão, o que se terá passado, ouvindo os 10 tripulantes resgatados.
O alerta foi dado pelo mestre da embarcação cerca das 06h00, informando que tinha um rombo na proa da embarcação, necessitando de assistência para manter a embarcação navegável. De imediato foi empenhado para o navio atribuído à Zona Maritima da Madeira, o NRP Schultz Xavier e ativado um meio aéreo da Força Aérea Portuguesa, estacionado em Porto Santo.
Cerca das 10h00, foi recebida atualização da situação por parte do mestre, informando que não estariam a conseguir proceder ao esgoto da entrada de água na embarcação, tendo-lhe sido transmitido para abandonarem a embarcação, passarem para balsas salva-vidas e envergarem os coletes de salvação.
Para o resgate foram empenhados um avião C-295 e um helicóptero EH101 da FAP.
O resgate de todos os tripulantes foi efetuado pelas 13h08, tendo o helicóptero EH101 aterrado no aeroporto da Madeira pelas 14h30. No aeroporto encontrava-se uma equipa da EMIR e duas ambulâncias dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz e dos Bombeiros Voluntários de Machico, ativados pelo Serviço Regional de Proteção Civil, para apoio aos tripulantes.