Comemoração do Dia Internacional da Floresta com atividades no Parque Ecológico

/LC/

Parque ecologico do funchal Dia da Floresta Março 2016

A Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Ciência e Recursos Naturais, assinala a 21 de Março o Dia Internacional da Floresta, com um conjunto de atividades no Parque Ecológico do Funchal, que alertam para a importância da preservação dos recursos naturais, com vista a despertar a consciência ambiental dos cidadãos.

Entre 14 e 21 de Março, instituições, escolas e grupos diversos visitarão o Parque para integrar um rol de atividades que incluirá a plantação de árvores e arbustos da flora indígena, percursos de identificação da fauna e flora, ações de sensibilização para a importância da preservação da Floresta e da Água, atividades no viveiro de plantas indígenas e visitas ao Centro Temático da Água.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Floresta, a Câmara Municipal do Funchal, através do Parque Ecológico do Funchal, vai dinamizar uma conferência e um curso acerca de espécies invasoras. O objetivo é alertar e sensibilizar o público em geral para a fragilidade dos ecossistemas insulares, sendo que estas espécies são uma das maiores ameaças à perda de biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas.

Conferência flores acácias

A 9 de Março terá assim lugar, na Sala da Assembleia Municipal (16h30), a conferência “Flores amarelas por todo o lado – acácias e outras plantas invasoras”, aberta ao público e ministrada pela Doutora Elizabete Marchante, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

Entre os dias 10 e 13 de Março decorrerá, por sua vez, o curso “Plantas Invasoras – Problemática, Gestão e Controlo”, no Auditório do Centro de Receção do Parque Ecológico do Funchal. A formadora será igualmente a Dra. Elizabete Marchante e o curso, com a duração de 25 horas, dirige-se a técnicos e estudantes da área das Ciências Ambientais e Florestais, contando com sessões teóricas e práticas. O curso, neste caso, faz-se mediante inscrição, disponível até dia 3 de março, através do preenchimento de um formulário a disponibilizar no site da Câmara.

Curso de plantas invasoras

Fonte: Parque Ecológico do Funchal