Municípios preparam rota do Vinho Madeira

rota do vinho madeira

Decorreu esta manhã, nos Paços do Concelho de Câmara de Lobos, uma reunião de trabalho, envolvendo os municípios de Câmara de Lobos, São Vicente, Porto Moniz e Machico, assim como um representante do IVBAM e da D. R. de Turismo, tendo em vista a criação da Rota do Vinho Madeira.

A iniciativa decorre de uma reunião de trabalho promovida no passado dia 28 de Janeiro, que envolveu os municípios de Câmara de Lobos e São Vicente com a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP) e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), na qual resultou o desafio de ser criada a Rota do Vinho Madeira.

Da reunião de trabalho, ocorrida hoje, resultou o compromisso dos municípios  envolvidos estabelecerem, numa primeira fase, um protocolo de entendimento com o objectivo de organizar e promover a oferta enoturística dos seus territórios e na Região Autónoma da Madeira em geral, sendo que os representantes das entidades presentes irão efectuar, desde logo, o levantamento dos recursos patrimoniais e vitivinícolas existentes na área geográfica sobre a sua jurisdição, que estejam directa ou indirectamente relacionados com o vinho e com a vinha ou que possa, de alguma forma, associar-se a estes, tais como: produtores de vinho, confrarias, alojamento, equipamentos culturais, restaurantes, entre outros.

Segundo a vereadora Verónica Faria, com o pelouro da agricultura no Município de Câmara de Lobos, a Rota do Vinho Madeira representa uma oportunidade para estruturar uma nova oferta de serviços, proporcionar experiências de contato com a natureza e ser um factor de diferenciação que ajudará a impulsionar o destino turístico dos territórios vitícolas da Madeira.

É objectivo do grupo de trabalho reunir e envolver os municípios da RAM, assim como os organismos e entidades públicas regionais e os principais agentes económicos relacionados com o enoturismo.

No encontro foi ainda suscitado o interesse de vir a ser promovida uma candidatura aos fundos comunitários para financiar a criação da Rota do Vinho Madeira.

Esta iniciativa conta com o apoio da Associação das Rotas do Vinho de Portugal e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.