Rubina Berardo aborda negociações com o Sindicato dos Estivadores

rubina berardo

A deputada do PSD Rubina Berardo recebeu hoje na Assembleia da República o representante da AOP – Associação Marítima Portuária, Carlos Caldas Simões. O objectivo  foi auscultar os operadores portuários quanto aos progressos nas negociações laborais com o Sindicato dos Estivadores.

Os impactos negativos que este conflito laboral tem na Madeira foi enfatizada no encontro, afirma o PSD.

Rubina Berardo lembrou que no passado dia 12 de Janeiro os deputados do PSD-Madeira na Assembleia da República reuniram-se com o Sindicato em Lisboa. “Este diálogo aberto entre os parceiros sociais e representantes políticos tem que ser de natureza contínua com vista à sólida resolução do conflito”, disse.

A deputada salientou que a matéria extremamente sensível da renegociação do Contrato Coletivo de Trabalho exige abertura de todos os lados do conflito, por forma a chegar a uma solução que garanta o restabelecimento das operações no Porto de Lisboa.
“Apesar do anúncio do acordo de paz social pelo Governo do PS, constata-se que na prática ainda não existem garantias do restabelecimento do normal funcionamento das operações no Porto de Lisboa, o que tem claras consequências para a Região Autónoma da Madeira”, afirmou.

Para ilustrar a dificuldade do restabelecimento célere, o representante da AOP salientou que actualmente as operações portuárias em Lisboa estão a ser efectuadas recorrendo a somente 30% da mão-de-obra total.

Os deputados do PSD Madeira continuarão a acompanhar intensamente este dossier e as próprias negociações, com vista à normalização do abastecimento marítimo do mercado madeirense, garante o Partido Social Democrata.