Conselho de Segurança da ONU levantou ontem sanções ao Irão

(*LC)

 EPA/CHRISTIAN BRUNA
EPA/CHRISTIAN BRUNA

O Conselho de Segurança da ONU levantou ontem as sanções ao Irão, após a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) ter confirmado que o país cumpriu todas as obrigações no acordo nuclear assinado com as potências mundiais em julho do ano passado.

Conforme notícia da BBC, depois da reunião com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena, na Áustria, a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, anunciou o fim das sanções económicas, que deverão libertar bilhões de dólares de bens do Irão noutros países e permitir que o petróleo iraniano seja vendido internacionalmente.

“Como o Irão cumpriu os seus compromissos, hoje, as sanções económicas e multilaterais financeiras relacionadas ao programa nuclear serão retiradas, como prometido”, afirmou Federica Mogherini.

Mogherini disse ainda que o acordo é uma prova de que os esforços diplomáticos podem contribuir para a estabilidade da região e que o resultado é “uma mensagem forte e encorajadora que a comunidade internacional deve ter em conta para tornar o mundo num lugar mais seguro”.

A AIEA tinha anunciado horas antes que os seus inspetores tinham verificarado que o Irão deu os passos necessários para reduzir o seu programa nuclear, de modo a dificultar a produção de armas nucleares a partir do enriquecimento de urânio, abrindo assim caminho para o fim das sanções.