Vivendo debaixo do viaduto junto à Pontinha

viaduto desgraça
Fotos Rui Marote

(Com Rui Marote) / Vivendo debaixo do viaduto. É esta a realidade dramática de uma família que encontrou um teto literalmente debaixo do viaduto da rotunda à entrada da Pontinha, justamente onde está prevista a instalação de um museu de carros clássicos.

Como “moradia” improvisada que é, é visível roupas no estendal, utensílios de cozinha que se vão amontoando nestas condições precárias e até uma cozinha com recurso a lenha, como se fosse um acampamento. A sobrevivência assim o exige.

viaduto desgraça 2É um cenário desolador que não abona em favor da imagem de uma cidade turística, numa zona tão exposta e visitada como é o Porto do Funchal. É mais um caso a merecer a atenção da Segurança Social e de outras entidades com intervenção no âmbito da solidariedade social.

É importante promover uma nova estratégia comercial para o impulso turístico da ilha no exterior, mas é também imperioso “arrumar a casa”. E esta situação junto ao Porto do Funchal não deixa de tocar aqueles que por ali passam.

viaduto desgraça 1