CDS chocado com perigo nas Levadas da morte da Madeira

fonseca 1-A Levada do Bom Sucesso – que conduz a uma vereda de ligação ao Curral dos Romeiros e ao Monte – pela sua proximidade ao Funchal atrai um significativo número de turistas. Nos últimos dois anos, quatro turistas de nacionalidade alemã morreram devido a quedas fatais no percurso
O Grupo Parlamentar do CDS/PP quis saber “in loco” as razões desta imagem negativa para o turismo da Madeira. Esta sexta-feira, o líder parlamentar do partido fez 45 minutos do percurso e ficou chocado com o que viu: abandono absoluto, ausência completa de manutenção e conservação, nenhuma sinalética. Partes do trilho cobertas de infestantes.
António Lopes da Fonseca contesta as declarações públicas do diretor regional das Florestas e Conservação da Natureza, quando afirma que “nada há a fazer” e que o percurso “não está recomendado”.
Mas também não tem nenhum indicação de proibição. O líder parlamentar entende que a Madeira não se pode apresentar ao mundo como terra de turismo de natureza, atrair turistas e depois quase que os culpa da sua própria morte quando o que se encontra no terreno é uma profunda ausência de conservação e manutenção, a que se juntam “declarações fatalistas do director regional quando afirma que não há nada a fazer”, disse.
“Já tínhamos um governo que não governou nos últimos anos, agora temos outro, do mesmo partido, que diz que não há nada a fazer”, sublinhou Lopes da Fonseca.
romeiros