Dia da Pessoa com Deficiência assinalado no Parque de Santa Catarina

 

deficiencia

Hoje, dia 3 de dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data que não foi indiferente à Câmara Municipal do Funchal que em parceria com a Associação de Ténis de Mesa da Madeira, dinamizou uma atividade em prol da inclusão dos portadores de deficiência.

Promovida pelas Nações Unidas, desde 1998 que a data é assinalada com o objetivo de sensibilizar para uma maior compreensão dos assuntos concernes à deficiência, a defesa da dignidade e da igualdade de direitos.

O “Simão, espírito de campeão” chegou pelas 11:00, um livro da autoria de Vítor Morais. Foi o próprio escritor que trouxe até aos 45 alunos do Externato Princesa Maria Amélia a história que defende a inclusão através do desporto adaptado. O professor e treinador de ténis de mesa sublinhou que o “o ténis de mesa tem um papel preponderante na inclusão através do desporto adaptado e faz parte dos Jogos Paralímpicos desde 1951”.

O livro relata a história de Simão, um menino campeão europeu de ténis de mesa, cujo um acidente o deixou incapacitado, passando a andar numa cadeira de rodas. Esta problemática trouxe ao debate a inclusão, onde se visou sensibilizar para a normalização da incapacidade e da diferença nos outros.

A partir de hoje o livro “Simão, espírito de campeão” faz parte do repertório da Ludoteca do Parque de Santa Catarina, bem como dos Polos de Leitura da autarquia.

No fim, todos puderam experimentar a modalidade e saborear um gelado, oferecido pela Câmara Municipal do Funchal.