“Prenda” de Natal: TAP aplica sobretaxa nas reservas a partir de 7 de dezembro

Foto: Presstur
Foto: Presstur

A TAP vai aplicar sobretaxas nas reservas efetuadas entre 7 de dezembro e 7 de janeiro. O agravamento acontece só em determinados dias da época de Natal e Fim de Ano, mas a Madeira será um dos destinos afetados pela medida, com um agravamento na ordem dos 25 euros por trajeto.

A medida, justificada pela companhia com o aumento inesperado da procura, já está a provocar uma onda de indignação nas redes sociais. São já muitos os que exigem uma tomada de posição mais enérgica por parte dos governos central e regional, lamentando ainda a postura de silêncio dos deputados madeirenses nas Assembleias da República e da Madeira.

O certo é que a intenção de aplicar sobretaxas entre os 25 e os 100 euros, em todas as reservas “em datas específicas” por emitir depois de 6 de dezembro, já foi transmitida às agências de viagens. Segundo o jornal digital PressTUR, a decisão visa sobretudo acelerar a confirmação de reservas já efetuadas e pressionar as emissões de bilhetes. Ao que a transportadora fez saber, a nova sobretaxa não se aplica a “tarifas de grupo com acordos já fechados e tarifas de operador”.

Assim, para além do aumento de preços em reservas de última hora, a “Peak day surcharge 2015/16 Christmas/New Year” agora anunciada pela TAP é sobretudo uma medida de reforço da tesouraria a curto prazo, numa altura em que os novos acionistas da TAP terão injetado 150 milhões de euros na companhia.

A informação às agências de viagens especifica que “todas as novas reservas feitas a partir de 7 de dezembro (efetividade) já terão refletida esta taxa”, que o “adicional será cobrado apenas nas datas específicas / sentido do tráfego”, que os valores são “aplicados por direção” e são os mesmos para tarifas em turística e em executiva.

O documento que acompanha a informação mostra que há três níveis de sobretaxa, de 25 euros, para os voos intraeuropeus, incluindo as ilhas, 50 para ligações de médio e longo curso para África, Atlântico Médio e Atlântico Sul e 100 para o Atlântico Norte.

tap
Uma das simulações divulgadas pelos internautas revela a disparidade de preços entre a TAP e a concorrência, em dezembro.

À partida de Portugal, a companhia aplicará a sobretaxa aos voos para destinos da Europa Central e do Norte nos dias 2 a 4 de janeiro, à exceção do Reino Unido, em que aplica de 6 a 12 de janeiro.
Para Itália e Espanha aplica nos voos de 18 a 23 de dezembro, de 26 e 27 de dezembro e de 2 a 4 de janeiro.
Para os destinos africanos a taxa é aplicada nas partidas da Europa entre 18 e 27 de dezembro para os aeroportos caboverdianos de São Vicente, Praia, Sal e Boavista, entre 16 e 23 de dezembro para São Tomé, entre 17 e 23 de dezembro para Dakar e Acra, entre 2 e 5 de janeiro para Argel, entre 3 e 10 de janeiro para Maputo e a 2 de janeiro para Luanda.
Em ligações para o continente americano, a sobretaxa aplica-se às partidas da Europa entre 12 e 21 de dezembro para a Colômbia e Panamá, entre 6 e 16 de janeiro para a Venezuela, entre 26 e 28 de dezembro e entre 2 e 4 de janeiro para os Estados Unidos, entre 13 e 21 de dezembro e entre 2 e 10 de janeiro para São Paulo, entre 16 e 23 de dezembro e entre 25 e 28 de dezembro para Recife, Fortaleza, Natal, Salvador, Belém e Manaus, entre 16 e 21 de dezembro e entre 2 e 4 de janeiro para Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro.