Mais de 500 estudantes do Liceu na tradicional Bênção das Capas

capas 1-Drs Jorge e Dra Cristina Pedra e José prada
A madrinha, Cristina Pedra, o presidente do Conselho Executivo, Jorge Moreira, e o presidente da Comissão de Finalistas, José Prada, na foto de “familia”.

Os estudantes finalistas da Escola Secundária de Jaime Moniz cumpriram hoje a tradição com a cerimónia da Bênção das Capas. Um momento simbólico para os estudantes e famílias porque corresponde também ao fim dos estudos no Ensino Secundário, a que se seguirá a opção dos estudos superiores ou da entrada no mercado de trabalho.

capas-Prada e Fátima MarquesTrajando a rigor, de fato e batina, rapazes e raparigas marcaram “o ponto” na porta principal da ESJM, que registou um movimento fora do normal no início desta sexta feira à tarde, tal foi a afluência de uma multidão para assistir ao desfile dos estudantes.

capas martaA madrinha da cerimónia, Cristina Pedra, presidente da ACIF, fez-se acompanhar dos estudantes e do presidente do Conselho Executivo do Liceu, Jorge Moreira de Sousa, bem como pelo presidente da Comissão de Finalistas, José Prada.

capas-alunos e profs-Fátima mA ESJM conta neste momento com 600 estudantes que frequentam o 12.º ano de escolaridade, a maior parte dos quais faz questão de participar na cerimónia de Bênção das Capas.

Após a concentração no átrio principal da ESJM e das fotos da praxe, seguiu-se o habitual desfile pelo centro da cidade até à Sé Catedral para a celebração litúrgica, presidida pelo Bispo da Diocese do Funchal, D. António Carrilho. Uma cerimónia religiosa muito participada pelos estudantes e pais.

capas-liceu-geralDepois da componente religiosa, a dimensão profana do evento: o jantar de confraternização e o tão ansiado baile de finalistas. Momentos ímpares para a vida destes estudantes.

capas 12 51

capas manue antonio

capas-alunos e professores

capas-cef62-geral capas-tomás

capas borges capas-catarina e rita