Cais norte avança a todo o gás

cais norte porto do funchal
(Foto Rui Marote)

* Com Rui Marote

O cais norte começa a tomar forma com o reforço dos recursos técnicos e humanos que trabalham agora a todo o gás naquela zona, à entrada do porto do Funchal.

A nova área acrescida à estrutura original está em fase de betonagem e os cabeços de amarração começam também a ser fixados às cofragens.

No entanto, conforme o FN já havia alertado, a obra não ficará concluída antes do final deste ano. Os trabalhos de betonagem vão ainda sensivelmente a metade do total da área intervencionada e será necessário depois aguardar cerca de 30 dias para secagem do betão.

(Foto Rui Marote)
(Foto Rui Marote)

Para quem conhece a matéria, levantam-se porém receios quanto à segurança dos últimos cabeços a serem colocados mais tarde, a nascente. Esperam eles que os decisores não sejam apressados e resistam à tentação de mostrar serviço, sob pena de não se dar aos materiais e às estruturas recém construídas o tempo necessário à sua consolidação.

Resta então saber se os calendários das inaugurações e da programação política saberão respeitar os prazos e critérios técnicos definidos pela engenharia, que apesar de avançada e inovadora nos métodos e nos materiais, continua a precisar de tempo para garantir solidez e qualidade nas obras.