Nova carrinha de transporte de deficientes

camara de lobos carrinha deficientes

O edil camaralobense, Pedro Coelho, na presença da secretária regional da Inclusão Social, Rubina Leal, apresentou hoje, pelas 11:00, uma nova viatura adquirida pela autarquia destinada ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

Coelho referiu que a aquisição desta viatura vem colmatar uma necessidade identificada pelos serviços municipais ao nível do transporte de pessoas com mobilidade reduzida. O edil referiu que regularmente a autarquia recebe solicitações de escolas, do Centro de Atividades Ocupacionais de Câmara de Lobos e outras instituições com atividade no município, que se confrontam com dificuldades em transporte pessoas que se deslocam com cadeira de rodas.

A nova viatura tem capacidade para transportar 9 passageiros, acrescido de sistema elevatório para transbordo de passageiros que se deslocam em cadeira de rodas. Pedro Coelho referiu que a viatura encontra-se devidamente homologada para o transporte a que se destina e que passará, a partir de amanhã, a ser utilizada pelos serviços municipais.

Na iniciativa tomaram parte alguns utentes e técnicos do CAO de Câmara de Lobos, bem com a Secretária Regional da Inclusão Social, Rubina Leal, a qual salientou o exemplo dado autarquia de Câmara de Lobos ao disponibilizar este tipo de transporte para apoiar os jovens e adultos com necessidades especiais do concelho, gesto que considera revelador da responsabilidade social da autarquia e do respeito pelas pessoas com necessidades especiais.

A secretária regional anunciou também a transferência do CAO para novas instalações, que ficarão localizadas no antigo Jardim de Infância O Pião, que está neste momento em obras de remodelação para adaptação do espaço às necessidades dos novos utentes. As referidas obras de remodelação estão a ser realizadas em parceria com a autarquia de Câmara de Lobos, colaboração salientada pela Secretária Regional com a tutela, que frisou a importância do novo espaço, pois as instalações atuais são exíguas para o número de pessoas que precisam de acompanhamento pelo CAO. Refira-se que atualmente o CAO de Câmara de Lobos acolhe diariamente cerca de 40 utentes, sendo que no novo espaço será possível aumentar o número de utentes, correspondendo a algumas pessoas que neste momento não estão a utilizar os serviços do CAO.